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Educação Física: Aventura com Rodas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Meta AI 2024

Aventura com Rodas

As práticas corporais de aventura são práticas relativamente novas, que surgiram por um lado a partir da prática recreativa de técnicas militares e de sobrevivência ou exploração, como escalada e trilhas. E por outro lado a partir da criação de novas práticas, como o skate e o parkour.

Elas têm como características a busca por emoções ao superar os desafios encontrados no meio ambiente urbano ou na natureza, de uma forma que envolva perícia e proeza, mas com o máximo controle dos riscos.

Muitas dessas práticas de aventura podem ser adaptadas e praticadas no contexto escolar, nas aulas de Educação Física, que atualmente devem proporcionar aos estudantes diferentes vivências nas diferentes práticas corporais que compõe nossa cultura, ou seja, jogos, danças, lutas, ginásticas, aventura e não apenas o futebol.

As práticas de aventura na escola precisam ser adaptadas à realidade local, aos espaços e materiais disponíveis e, principalmente, é preciso o máximo controle dos riscos, utilizando movimentos simples, com apoio e proteção.

Uma das muitas atividades que podemos realizar no contexto escolar é disponibilizar diferentes práticas de aventura que envolvam rodas, como skates, patins, bicicletas e patinetes.

Utilizando os espaços da quadra e pátio de forma organizada é possível proporcionar diversas vivências simples à jovens e adultos dos cursos de EJA que provavelmente nunca tiveram oportunidade de utilizar alguns desses equipamentos.

Com isso, os estudantes passam por novas experiências, vivenciam momentos de lazer, treinam diferentes habilidades motoras e passam a conhecer um pouco melhor esses elementos que fazem parte da nossa cultura corporal de movimentos.

Questão 1

As práticas corporais de aventura surgiram, por um lado devido às transformações que levaram ao surgimento da sociedade pós moderna, e por outro lado devido

(A) a prática inflexível de diversas técnicas rigorosas e disciplinantes utilizadas por militares no passado.

(B) a prática bélica de diversas técnicas utilizadas por recreadores e jogadores no passado.

(C) a prática recreativa de diversas técnicas utilizadas por militares e exploradores no passado.

(D) a prática sem regras e sem controle dos riscos de técnicas utilizadas por militares no passado.

Questão 2

As práticas corporais de aventura têm como característica

(A) sentir emoções ao superar os desafios do meio ambiente de uma forma que envolva perícia e proeza, mas com o máximo controle dos riscos.

(B) não sentir emoção alguma e não superar os desafios do meio ambiente de uma forma que envolva perícia e sedentarismo, e sem controle dos riscos.

(C) sentir medo ao se arriscar desnecessariamente na natureza sem nenhum controle dos riscos e expostos ao perigo selvagem e mortal.

(D) uma prática simples, sem emoção, com muita monotonia, sem contato com a natureza e, principalmente, sem movimentos precisos e arriscados.

Questão 3

Como podemos praticar as práticas corporais de aventura no contexto escolar?

Questão 4

Que benefícios podemos ter através da prática de aventura?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0639) Identificar possibilidades de realização de práticas corporais de aventura dentro e fora do contexto escolar, explorando espaços e materiais que podem ser adaptados para vivência.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022