Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Aventura com Cordas
As práticas corporais de aventura são diferentes tipos de atividades onde se busca superar os obstáculos encontrados em um ambiente desafiador, geralmente com muita perícia e proeza, e sempre com o máximo controle dos riscos.
Dessa forma, as práticas corporais de aventura podem ocorrer no meio ambiente urbano ou na natureza.
Sua prática no contexto escolar demanda cuidados extras com a segurança dos estudantes, assim como existe a necessidade de adaptar as atividades à realidade local de cada unidade escolar.
Uma das muitas possibilidades de praticar aventura na escola são as atividades que envolvem corda, pois é um equipamento simples, versátil e geralmente já existente nos materiais de educação física das escolas.
Existem diferentes práticas corporais que utilizam cordas como equipamento principal ou de apoio. Para realiza-las são necessários certos conhecimentos específicos como sobre os nós corretos e adequados a cada atividade, bem como conhecimentos sobre os tipos de cordas e outros equipamentos de segurança.
Essas atividades foram criadas e praticadas inicialmente em contextos bem diferentes do ambiente escolar. Foram criadas como forma de exploração de novos territórios por motivações políticas e econômicas, muitas vezes envolvendo situações de guerra.
Atualmente, as técnicas de aventura que utilizam cordas são utilizadas além da aventura, em diversas profissões e atividades. Mas, principalmente, como forma de lazer, de cuidar da saúde e manter contato com a natureza.
Então, no contexto escolar, com o máximo controle dos riscos, podemos desenvolver atividades como “falsa baiana”; corda bamba ou slackline; e até mesmo tirolesa ou “comando craw”.
Questão 1
As práticas corporais de aventura são diferentes tipos de atividades onde se busca
(A) destruir os obstáculos e o ambiente desafiador onde se encontram.
(B) desistir de superar os obstáculos encontrados no ambiente.
(C) superar os obstáculos encontrados em um ambiente desafiador.
(D) ignorar os obstáculos encontrados em um ambiente desafiador.
Questão 2
Essas atividades foram criadas e praticadas inicialmente em contextos bem diferentes do ambiente escolar. Foram criadas como
(A) forma de exploração de antigos territórios já ocupados sem motivação política e econômica, principalmente em caso de guerra.
(B) forma de preservar intocados novos ambientes e territórios que não podem ser explorados economicamente em caso de guerra.
(C) forma de desprezar novos territórios economicamente viáveis, mas com a política voltada para a guerra.
(D) forma de exploração de novos territórios por motivações políticas e econômicas, muitas vezes envolvendo situações de guerra.
Questão 3
Identifique as possibilidades de realização de práticas corporais de aventura dentro e fora do contexto escolar, explorando espaços e materiais que podem ser adaptados para vivência.
Questão 4
Após realizar diferentes práticas de aventura utilizando cordas, descreva como foi a sensação de realizar essas atividades nas aulas de Educação Física.
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0436) Identificar possibilidades de realização de práticas corporais de aventura dentro e fora do contexto escolar, explorando espaços e materiais que podem ser adaptados para vivência. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/DossieCapoeiraWeb.pdf |