Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As Olimpíadas
As Olimpíadas Modernas são, com certeza, o maior evento esportivo do mundo. A versão moderna dos jogos, idealizada pelo Barão de Coubertin, teve sua primeira edição em 1896, e desde aquela época vem sendo realizada de 4 em 4 anos (com raros momentos de exceção) até a mais recente em 2021 em Tóquio.
Os jogos atuais foram inspirados nas Olimpíadas da Antiguidade, criada pelos gregos a mais de 2700 anos, como um evento de homenagem e adoração ao deus grego Zeus. Naquela época era decretada no período dos jogos a trégua sagrada entre todos os gregos, para que todos pudessem se deslocar, treinar e competir e adorar com segurança.
As olimpíadas da antiguidade chegaram ao fim devido a invasão e domínio dos romanos sobre os gregos e o desenvolvimento do cristianismo, pois no ano de 393 D.C, o imperador romano Teodósio I, convertido ao cristianismo, proíbe todas as práticas consideradas pagãs, e entre elas estavam os jogos em homenagem ao deus Zeus.
Mas, a versão moderna dos jogos não possui ligação com a religiosidade, pelo contrário, o evento tem fundamento na ciência e filosofia e tem como objetivo usar o esporte como instrumento de promoção da paz e união entre os povos, bem como superar a discriminação e promover o esporte e seus benefícios à saúde para todos.
O Brasil participa dos jogos desde 1920 e já se destacou em diferentes modalidades esportivas masculinas e femininas. E por falar em esportes femininos, as mulheres vêm lutando por espaço nos jogos olímpicos desde a versão da antiguidade.
Naquela época, as mulheres eram excluídas não apenas dos jogos, mas de toda vida política e social, sendo destinadas apenas aos afazeres domésticos. E tiveram que lutar muito no início dos jogos modernos para romperem com o estereótipo de fragilidade física e emocional que marcava as mulheres que inicialmente foram proibidas de praticarem diversas modalidades esportivas.
Mas, graças a coragem e exemplo de muitas mulheres que não aceitaram o preconceito e provaram que as mulheres também possuem capacidade, habilidades e inteligência para praticarem esportes, bem como decidirem sobre suas próprias vidas. Hoje cada vez cresce mais o número de mulheres participando dos jogos.
Questão 1
As olimpíadas da antiguidade eram eventos que tinham como objetivo
(A) disputar o maior número de medalhas.
(B) demonstrar qual era a maior potência esportiva entre os países.
(C) incluir homens e mulheres em uma mesma competição.
(D) homenagear o deus grego Zeus.
Questão 2
As olimpíadas modernas têm como objetivo
(A) homenagear o deus Zeus.
(B) criar mais conflitos entre as nações mundiais.
(C) a simples disputa por medalhas.
(D) promover a paz entre os povos e o esporte para todos.
Questão 3
As mulheres eram excluídas de participarem das olimpíadas da antiguidade. E nas olimpíadas modernas, como é a participação das mulheres?
Questão 4
O que era o período conhecido como Trégua Sagrada decretado nas cidades gregas ao longo dos jogos olímpicos da antiguidade?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0411) Relacionar e problematizar o esporte nos aspectos sociais, econômicos e políticos no contexto atual (EJAEF0412) Analisar e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |