You are currently viewing Educação Física: Arvorismo

Educação Física: Arvorismo

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Arvorismo

O arvorismo é um passeio por pontes de cordas e madeiras suspensas entre árvores de grande porte. São muito praticadas como forma de lazer e turismo pois proporcionam a integração e contemplação da natureza.

As primeiras técnicas de travessia, como fabricação de cordas, tipos de nós, amarrações e equipamentos foram sendo desenvolvidos desde a antiguidade por pessoas como caçadores, exploradores e militares.

Como atividade de lazer e turismo o arvorismo teve início por volta dos anos de 1980 e 1990, sendo que a primeira associação de arvorismo surgiu em Atlanta – EUA em 1983.

Além de ser uma prática de lazer e turismo, o arvorismo também é muito utilizado como técnica de observação científica por biólogos e outros profissionais.

Existem até mesmo competições de arvorismo onde são acrescentados ao percurso obstáculos para aumentar o desafio para os praticantes.

Como toda prática de aventura, os praticantes de arvorismo procuram sentir a vertigem proporcionada pela prática, mas com o máximo controle dos riscos, ou seja, utilizando-se corretamente todas as técnicas, procedimentos e equipamentos de segurança necessários para se garantir a integridade física dos praticantes.

No arvorismo são utilizados equipamentos como luvas, sapatilhas de escalada, capacete, cadeirinhas, mosquetões, polias e cordas.

Essa prática de aventura chegou ao Brasil já no final dos anos de 1990, e hoje em dia pode ser praticada, principalmente, em hotéis fazendas, clubes de pesca e parques.

A prática de aventuras como o arvorismo, contribui para a formação de uma consciência ecológica em defesa da preservação e conservação do meio ambiente, pois a prática está diretamente ligada à presença da natureza, à sua contemplação.

Questão 1

O arvorismo é uma prática corporal de aventura que tem como característica

(A) destruir a natureza e aumentar a poluição do meio ambiente.

(B) fazer uma trilha no chão observando as árvores ao redor.

(C) utilizar espaços com muitas árvores para praticar futebol.

(D) andar por pontes de cordas suspensas entre as árvores.

Questão 2

O arvorismo é praticado 

(A) como competição e exercícios para melhorar o condicionamento físico.

(B) somente como técnica de exploração e guerrilha para transpor obstáculos.

(C) principalmente como forma de lazer e turismo.

(D) somente como forma de competição radical.

Questão 3

Quais são os principais equipamentos de segurança utilizados na prática de arvorismo?

Questão 4

Como podemos praticar arvorismo na escola?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0541) Conhecer e identificar o que são práticas corporais de aventura
(EJAEF0542) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e suas transformações históricas
(EJAEF0543) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/