ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ARREMESSO DE PESO
O arremesso de peso é uma das modalidades mais conhecidas do atletismo, presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição. Nela, os atletas buscam arremessar uma bola de metal o mais longe possível, dentro de uma área delimitada. A precisão, força e técnica são fundamentais para o sucesso no esporte, exigindo dos atletas treinamento e dedicação constantes.
Assim como em outras modalidades esportivas, o arremesso de peso pode proporcionar grandes emoções para os espectadores, especialmente em competições de alto nível.
Além de ser um esporte olímpico, o arremesso de peso também pode ser praticado como exercício físico por pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. Essa prática pode proporcionar inúmeros benefícios, como integração social, bem-estar e autoestima, além de auxiliar no desenvolvimento de valências físicas que favorecem a autonomia funcional das pessoas.
QUESTÃO 1
O arremesso de peso é uma modalidade olímpica do
(A) boxe.
(B) atletismo.
(C) futebol.
(D) handebol.
QUESTÃO 2
O atleta de arremesso de peso só pode lançar a bola com uma das mãos, a partir do ombro, sem ultrapassar o limite da região preta do campo, que é
(A) circular e limitada pela circunferência.
(B) retangular e delimitada pelo raio.
(C) circular e delimitada pelo diâmetro.
(D) triangular e limitada pelo diâmetro.
QUESTÃO 3
De que forma a prática do arremesso de peso enquanto exercício físico pode impactar a saúde?
QUESTÃO 4
Darlan Romani é um atleta brasileiro de arremesso de peso que tem conquistado importantes resultados em competições nacionais e internacionais. Ele é considerado uma referência no esporte, sendo um dos principais ídolos do arremesso de peso no Brasil. Qual a importância dos ídolos no esporte e como eles podem influenciar a carreira de jovens atletas? Discorra sobre exemplos de ídolos no esporte e como eles inspiram e motivam outras pessoas a seguir seus passos.
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0309) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAMA0321) Reconhecer e determinar as medidas de área e de perímetro. |
Referências | ALENCAR, M.C.A. A Importância do Atletismo para a 3a Idade Adulta. In Boletim Informativo Unimotricidade em Sociogerontologia. Vol. 1 e 2 n0 13 e 14 p. 43. Manaus: Universidade do Amazonas, 2001. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO, Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt. Disponível em CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo. Acesso 04 de maio de 2023. MATTHIESEN, Sara Q. Atletismo se aprende na escola. 2ª Edição. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2005. |