You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – AMARELINHA

EDUCAÇÃO FÍSICA – AMARELINHA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

AMARELINHA

A AMARELINHA É UM JOGO POPULAR QUE ENVOLVE DESENHAR LINHAS NUMERADAS NO CHÃO, CRIANDO UM PERCURSO COM REGRAS E DESAFIOS PREDEFINIDOS.

SUAS NORMAS SÃO FLEXÍVEIS E PODEM SER ADAPTADAS CONFORME A NECESSIDADE, SEM A EXIGÊNCIA DE ESPAÇOS OU MATERIAIS ESPECÍFICOS, SENDO TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

ACESSÍVEL A TODAS AS IDADES, ESSA ATIVIDADE SURGIU POSSIVELMENTE DOS TREINAMENTOS MILITARES ROMANOS E LOGO FOI ADAPTADA PELAS CRIANÇAS LOCAIS PARA UMA VERSÃO MAIS RECREATIVA.

INTRODUZIDA NO BRASIL PELOS PORTUGUESES, A AMARELINHA LOGO SE TORNOU POPULAR, CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE FÍSICA, FORTALECENDO A IDENTIDADE SOCIAL, PRESERVANDO A MEMÓRIA CULTURAL E PROPORCIONANDO DIVERSÃO PARA TODOS.

QUESTÃO 1

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

ROMANOSPORTUGUESESPOPULAR
A AMARELINHA É UM JOGO ____________________________. ALGUNS ESTUDIOSOS SUGEREM QUE A AMARELINHA TEVE ORIGEM COM OS _________________________. NO BRASIL ELA FOI INTRODUZIDA PELOS ______________________________.

QUESTÃO 2

PODEMOS DIZER QUE A AMARELINHA É UM JOGO POPULAR POIS

(A) EXISTE A NECESSIDADE DE ESPAÇO E MATERIAIS ESPECÍFICOS, QUE GERALMENTE SÃO BEM CAROS E ELABORADOS.

(B) FAZEM PARTE DA CULTURA, SÃO CRIADOS PELO POVO AO LONGO DO TEMPO E PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.

(C) AS REGRAS NÃO PODEM SER MODIFICADAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DOS JOGADORES.

(D) PODE SER PRATICADA SOMENTE POR MENINAS COM IDADE ENTRE 5 E 18 ANOS DE IDADE.

QUESTÃO 3

A AMARELINHA É UM JOGO LÚDICO. A LUDICIDADE É UMA NECESSIDADE HUMANA EM QUALQUER IDADE. SOBRE LUDICIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE ELA FAVORECE A

(A) APATIA.

(B) SOLIDÃO.

(C) TRISTEZA.

(D) DIVERSÃO.

QUESTÃO 4

OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO CONSIDERADOS JOGOS DE PALAVRAS QUE FAZEM PARTE DA TRADIÇÃO ORAL POPULAR. ELES BRINCAM COM O SOM, A FORMA GRÁFICA E O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS. LEIA VÁRIAS VEZES, DE FORMA LENTA E DEPOIS COM RAPIDEZ, O TRAVA-LÍNGUA CRIADO CONTENDO A PALAVRA AMARELINHA, ATÉ QUE VOCÊ CONSIGA MEMORIZÁ-LO:

AGORA, BASEADO NO TRAVA-LÍNGUA, RESPONDA:

A) VOCÊ TEVE DIFICULDADE EM RECITÁ-LO E MEMORIZÁ-LO? POR QUÊ?

B) QUEM JOGA AMARELINHA? EM QUE LOCAL?

C) VAMOS CRIAR UM TRAVA-LÍNGUA USANDO O JOGO AMARELINHA? PODE SER BASEADO EM FATOS REAIS OU FICCIONAL. LEMBRE-SE, O TRAVA-LÍNGUA USA RIMAS, COM REPETIÇÃO DE SONS OU PALAVRAS.


SAIBA MAIS

PARA CONHECER UMA VARIAÇÃO DA AMARELINHA TRADICIONALMENTE CONHECIDA NO BRASIL, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Amarelinha Africana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1ag1SvI8i3g

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJALP0116) Ler com mediação e memória textos vinculados à história e a diversidade cultural de diferentes gêneros.
ReferênciasALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
MONTEIRO, Benedito da Silva. A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DO LÚDICO NA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/594/1/A%20import%C3%A2ncia%20da%20metodologia%20do%20l%C3%BAdico%20na%20EJA%20no%20processo%20de%20ensino%20e%20aprendizagem.pdf. Acesso em 14 de setembro de 2022.