You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – ACADEMIA AO AR LIVRE

EDUCAÇÃO FÍSICA – ACADEMIA AO AR LIVRE

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Academia ao ar livre. Pedro Anderson. Disponível em: Arquivo:Academia ao Ar Livre DSC 0555.JPG – Wikimedia Commons.

ACADEMIA AO AR LIVRE

AS ACADEMIAS AO AR LIVRE (AAL) SÃO ESPAÇOS PÚBLICOS, FREQUENTEMENTE ENCONTRADOS EM PARQUES E PRAÇAS, QUE DISPONIBILIZAM UMA AMPLA VARIEDADE DE EQUIPAMENTOS GRATUITOS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM SE EXERCITAR AO AR LIVRE.

ESSE CONCEITO TEVE SUAS ORIGENS NAS RUAS DE PEQUIM, CHINA, HÁ MUITOS ANOS. NO BRASIL, A PRIMEIRA ACADEMIA AO AR LIVRE SURGIU EM 2006 NA CIDADE DE MARINGÁ, NO ESTADO DO PARANÁ, E DESDE ENTÃO, VÁRIAS CIDADES E ESTADOS BRASILEIROS TÊM ADOTADO ESSA INOVAÇÃO, SEGUINDO AS DIRETRIZES GLOBAIS DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.

O PRINCIPAL OBJETIVO DESSAS ACADEMIAS É PROMOVER A MELHORIA DA SAÚDE DOS SEUS USUÁRIOS, PROPORCIONANDO OPORTUNIDADES PARA INTERAÇÃO SOCIAL, FORTALECIMENTO MUSCULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE AERÓBICA. ALÉM DISSO, A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS AO AR LIVRE PODE CONTRIBUIR PARA O BEM-ESTAR GERAL, REDUZIR O ESTRESSE, PROMOVER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E FAVORECER A SAÚDE RESPIRATÓRIA.

NORMALMENTE, ESSAS ACADEMIAS OFERECEM UM CONJUNTO DE 8 A 10 APARELHOS, QUE INCLUEM EQUIPAMENTOS PARA TRABALHAR O CORPO TODO.
MANTER A MANUTENÇÃO ADEQUADA DOS APARELHOS E PRESERVAR O AMBIENTE EM UMA ACADEMIA AO AR LIVRE SÃO AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS USUÁRIOS, A LONGEVIDADE DOS EQUIPAMENTOS E A SUSTENTABILIDADE DO ESPAÇO.

QUESTÃO 1

ACADEMIAS AO AR LIVRE SÃO

( A ) ESPAÇOS PÚBLICOS COM APARELHOS PARA EXERCÍCIOS FÍSICOS.

( B ) SALAS DE MUSCULAÇÃO VOLTADAS PARA FINS LUCRATIVOS.

( C ) LOCAIS DESTINADOS À RECREAÇÃO INFANTIL.

( D ) ESPAÇOS PRIVADOS EQUIPADOS PARA PRÁTICA ESPORTIVA.

QUESTÃO 2

UMAS DAS CARACTERÍSTICAS DAS ACADEMIAS AO AR LIVRE É A

( A ) COMPETITIVIDADE.

( B ) INUTILIDADE.

( C ) GRATUIDADE.

( D ) OCIOSIDADE.

QUESTÃO 3

SOBRE A MANUTENÇÃO ADEQUADA DOS EQUIPAMENTOS E A PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES DAS ACADEMIAS AO AR LIVRE, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) É UMA RESPONSABILIDADE SOCIAL, TANTO COLETIVA QUANTO INDIVIDUAL.

( ) É FUNDAMENTAL PARA ATRAIR MAIS PATROCINADORES E INVESTIDORES.

( ) É ESSENCIAL PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS USUÁRIOS E A SUSTENTABILIDADE.

( ) É NECESSÁRIO PARA BARATEAR A MENSALIDADE DOS USUÁRIOS.

QUESTÃO 4

SOBRE OS BENEFÍCIOS QUE AS ACADEMIAS AO AR LIVRE PODEM FAVORECER, RELACIONE AS COLUNAS:

1 – SAÚDE FÍSICA

2 – INTERAÇÃO SOCIAL

3 – SAÚDE EMOCIONAL

A – REDUÇÃO DO ESTRESSE, SENSAÇÃO DE BEM ESTAR.

B – CONEXÃO ENTRE AS PESSOAS, COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS.

C – FORTALECIMENTO MUSCULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE AERÓBICA.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0116) Conhecer a importância da ginástica para a saúde.
(EJAGE0128) Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida.
ReferênciasSilva TD, Souza S da S, Starepravo FA. Academia da Saúde, Academia da Cidade e Academia ao Ar Livre nas agendas política e governamental dos estados brasileiros. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 22º de dezembro de 2020 [citado 5º de novembro de 2023];25:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14377.
MOURA, M. do N.; MOURA, A. R. L. I.; SANTIAGO, M. L. E.; MOURA, T. N. B. de. Academias ao ar livre: percepções dos usuários e relação com o serviço de saúde. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 24, n. 2, p. 87-94, maio/ago. 2020.