You are currently viewing Educação Física: Diversas Base nas Lutas

Educação Física: Diversas Base nas Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Diversas Bases nas Lutas

Além de golpes de ataque e defesa, os movimentos técnicos de cada luta também incluem posições de equilíbrio e apoio do corpo para desferir os golpes no adversário ou receber os golpes do adversário com o mínimo de danos, é o que chamamos de “Base” nas lutas. Assim, cada estilo de luta possui sua posição de base para o combate.

A posição de base é um posicionamento para o combate, implica na técnica correta de posicionar os pés, o quadril e os braços para dar equilíbrio, estabilidade e mobilidade ao lutador na hora do combate.

A posição correta da base depende tanto do estilo de luta que se pratica, quanto do lado dominante do lutador.

O Muay Thai, por exemplo, é uma forma de luta composta principalmente de chutes com os pés, caneladas e também joelhadas, além de um clinch característico onde um dos lutadores segura o oponente pela nuca e o golpeia com joelhadas, principalmente, na região do abdômen. Dessa forma, o lutador de Muay Thai precisa adotar uma postura de pés e mãos que os proteja destes golpes principais.

Para se defenderem, os lutadores de Muay Thai usam a própria perna, erguendo o joelho para defender chutes laterais. Para atacar o oponente, eles assumem uma posição com as pernas afastadas, uma à frente da outra conforme o lado dominante, e os braços levantados com os punhos para a frente.

Já no boxe, que é um estilo de luta onde só são permitidos socos acima da linha de cintura, é fundamental o posicionamento correto dos pés e das mãos para potencializar os golpes contra o adversário e se proteger de socos, principalmente, na altura da cabeça e lateral do tronco.

A capoeira, por outro lado, é uma forma de luta brasileira, com raízes africanas e com forte destaque para a musicalidade, onde a luta ocorre em compasso com o ritmo do berimbau e outros instrumentos. Assim, a posição de base na capoeira na verdade é um gingado de um lado para o outro alternando a perna de apoio e o braço a frente do rosto.

E existem muitos outros estilos de luta e consequentemente vários outros estilos de bases.

Questão 1

A base na luta é o

(A) posicionamento de desequilíbrio para fugir do combate.

(B) posicionamento exclusivamente de defesa nas lutas.