As pessoas conseguiriam viver na cidade sem dinheiro? Você sabe porque e quando surgiu o dinheiro? Você tem curiosidade sobre a invenção do dinheiro? Vamos conhecer mais sobre esse assunto?
Atividade 1
Você conhece a palavra “escambo”? Assista ao vídeo 1
Vídeo 1
Atividade 2
Agora, explique para seus familiares o que é o escambo.
Atividade 3
Ainda hoje o escambo é utilizado em algumas situações, observe o convite abaixo.
Observou o convite? Responda em seu caderno
Essa feira ocorreu quando?
Em que local ocorreu a feira?
Quais produtos eram possíveis trocar?
Atividade 4
Você já participou de algum evento onde as pessoas trocavam os produtos uns com os outros?
Que tal, depois que acabar o distanciamento social, você fazer uma feira dessa? Chame seus amigos! Além de economizar, você pode se divertir.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0309) Ler, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa. (EAJALP0232) Ler com autonomia gêneros textuais do campo do Estudo e pesquisa. (EAJALP0261) Pesquisar em diferentes suportes, temas utilizados em estudo. |
Matemática | (EAJAMA0228) Reconhecer em situações cotidianas de compra/venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar o troco. |
EAJA – 1° Segmento – 2ª série – Educação Financeira e Empreendedorismo