You are currently viewing Arte – Diversidade cultural brasileira

Arte – Diversidade cultural brasileira

Olá! Essa atividade irá colaborar para desmistificar alguns rótulos (padrões culturais) relacionados à cultura brasileira. E identificar aspectos artísticos/culturais no seu cotidiano.


Atividade 1

Assistir o vídeo e identificar as manifestações culturais.

“Cultura Brasileira – Aula 1 – Quem é brasileiro, cultura?” – Canal: UNIVESP –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=gm4Bx2XjxYs

Atividade 2

Leia o texto “Brasil, um país multicultural” no link abaixo:

Brasil, um país multicultural

A identidade cultural de um povo é constituída do encontro das diferentes heranças culturais que o compõem, como a língua, os costumes, as tradições, os valores, as festas, a música, entre outros elementos.

No Brasil, os povos indígenas, os europeus e os africanos foram, os primeiros grupos que atuaram na formação da cultura nacional, conferindo à sociedade brasileira muitos de seus valores, tradições e manifestações artísticas. Esse encontro fez do Brasil um país multicultural.

O samba, por exemplo, é uma das manifestações que compõem a identidade cultural do país. De raízes africanas, o samba é considerado um dos principais ritmos nacionais. Samba de roda, partido-alto, samba de breque, samba-canção, pagode e samba-enredo são algumas das variações desse estilo musical.

In: EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos finais do ensino fundamental (org.). São Paulo: Moderna, 2003, p.322-323.


Atividade 3

Para complementar os estudos sobre o assunto, realize uma pesquisa sobre as manifestações culturais (música, vestuário, culinária, produção artística, artesanato, festas típicas e outras) no Brasil por regiões (Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte e Nordeste), com ênfase nas do estado de Goiás. (Ver sugestão de site).


Atividade 4

A partir dessa pesquisa, bem como do vídeo e do texto estudados, os estudantes deverão registrar através de fotografia, usando o seu aparelho celular, de algum aspecto cultural e/ou artístico da cidade onde mora ou de sua residência. Redigir um parágrafo justificando o registro fotográfico realizado, destacando o que a levou à sua escolha.


Componente(s) Curricular(res)Artes Visuais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0506) Investigar e problematizar as relações entre arte e leitura da realidade, argumentando sobre a diversidade de manifestações artísticas presentes cotidiano.
ProfessorRosane Andrade de Carvalho
Instituição EducacionalColetivo Único – E.M. Maria Helena Batista Bretas e Amâncio de Seixas Brito.
CREMaria Helena Bretas

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries