You are currently viewing Dinheiro na mão, conta ou não?

Dinheiro na mão, conta ou não?

Nesta atividade, iremos conhecer os valores de moedas e cédulas do sistema monetário, refletindo sobre as regras de aquisições na vida cotidiana.

Sabe como o dinheiro surgiu?

Antigamente, quando não existia dinheiro, as pessoas trocavam as coisas, como café por feijão, galinha por cenouras ou bananas etc. E, assim, seguiram durante muitos anos.

Até que ficou difícil continuar as trocas de mercadorias e o dinheiro chegou para facilitar o movimento de compra e venda entre as pessoas.

Hoje, as moedas e as cédulas mais conhecidas são dos valores abaixo (além da recém lançada nota de 200):

Reprodução: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/dinheiro-na-mao-conta-ou-nao-54491

ATIVIDADE 1

Prepare-se! Para esta atividade, você vai precisar de: Lápis e borracha, caderno, folhas de papel, tesoura e lápis de cor.

Desafio

Vamos contar as cédulas? Registre o total em seu caderno. Você pode desenhar, usar os dedos ou outros materiais para contar, até chegar ao resultado.

Reprodução: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/dinheiro-na-mao-conta-ou-nao-54491

ATIVIDADE 2

Registre, em seu caderno, quanto ela gastou na papelaria.


Folha de respostas:

Resposta atividade 1

Reprodução: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/dinheiro-na-mao-conta-ou-nao-54491

Resposta atividade 2

Registre em seu caderno. quanto ela gastou na papelaria.


Nesta atividade…

Aprendemos sobre os valores das cédulas e moedas.

Reconhecemos o sistema monetário brasileiro.

Realizamos contagem de cédulas e moedas para aquisição de objetos.


SAIBA MAIS

Vídeo: A historia do dinheiro

“A HISTÓRIA DO DINHEIRO | #SEXTABASICA” – Canal: Financeiro – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ud4TQ-12JGg

Vídeo: Como é fabricado o dinheiro

https://www.youtube.com/watch?v=6aolLKTHo-I
“Saiba COMO É FABRICADO O SEU DINHEIRO – Casa da Moeda #Boravê 🔵Manual do Mundo” – Canal: Manual do Mundo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=6aolLKTHo-I

ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0133) Reconhecer, relacionar e estabelecer a equivalência entre
valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro em diferentes
contextos;

AutoraAna Paula Paiva
CuradoriaSimplifica: Fundação Lemman + Amplifica + Imaginable Futures
Fontehttps://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/dinheiro-na-mao-conta-ou-nao-54491

EAJA – 1º Segmento – 1ª Série – Educação financeira e Empreendedorismo