Nesta atividade, iremos conhecer os valores de moedas e cédulas do sistema monetário, refletindo sobre as regras de aquisições na vida cotidiana.
Sabe como o dinheiro surgiu?
Antigamente, quando não existia dinheiro, as pessoas trocavam as coisas, como café por feijão, galinha por cenouras ou bananas etc. E, assim, seguiram durante muitos anos.
Até que ficou difícil continuar as trocas de mercadorias e o dinheiro chegou para facilitar o movimento de compra e venda entre as pessoas.
Hoje, as moedas e as cédulas mais conhecidas são dos valores abaixo (além da recém lançada nota de 200):

ATIVIDADE 1
Prepare-se! Para esta atividade, você vai precisar de: Lápis e borracha, caderno, folhas de papel, tesoura e lápis de cor.
Desafio
Vamos contar as cédulas? Registre o total em seu caderno. Você pode desenhar, usar os dedos ou outros materiais para contar, até chegar ao resultado.

ATIVIDADE 2

Registre, em seu caderno, quanto ela gastou na papelaria.
Folha de respostas:
Resposta atividade 1

Resposta atividade 2
Registre em seu caderno. quanto ela gastou na papelaria.

Nesta atividade…
Aprendemos sobre os valores das cédulas e moedas.
Reconhecemos o sistema monetário brasileiro.
Realizamos contagem de cédulas e moedas para aquisição de objetos.
SAIBA MAIS
Vídeo: A historia do dinheiro
Vídeo: Como é fabricado o dinheiro
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0133) Reconhecer, relacionar e estabelecer a equivalência entre valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro em diferentes contextos; |
Autora | Ana Paula Paiva |
Curadoria | Simplifica: Fundação Lemman + Amplifica + Imaginable Futures |
Fonte | https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/dinheiro-na-mao-conta-ou-nao-54491 |
EAJA – 1º Segmento – 1ª Série – Educação financeira e Empreendedorismo