Olá! Vocês conhecem alguma produção artística de Cândido Portinari? Como ele iniciou sua produção? Por que suas obras são importantes para a cultura brasileira? Bem temos como proposta apreciar as principais obras, conhecer sua trajetória, reconhecer características de sua produção e valorizar os bens materiais que herdamos de Portinari.
Atividade 1
Vamos conhecer um pouco de Portinari?
Acesse:
Atividade 2
Aprecie o acervo de obras de Portinari. Escolha três obras e copie a ficha técnica de cada obra. Acesse:
Atividade 3
A cultura se manifesta em todos aspectos que constituem uma sociedade: a arte, a língua, as comidas, as ideias, as crenças e até os objetos do cotidiano. Ela é transmitida de geração em geração, em processo de transformação. Uma parte desse processo se dá por meio do diálogo com o passado.
Portinari muitas vezes buscou na memória dos antepassados e nas próprias experiências o ponto de partida para produções artísticas no presente. Um artista pode reafirmar crenças antigas para atualizá-los em uma obra contemporânea. Assim como retomar as lembranças afetivas sua e/ou de seus antepassados conciliando o passado com o futuro. Sendo assim, elabore uma produção artística (desenho, pintura, escultura ou colagem) fazendo um diálogo com seu passado, resgatando imagens significativas de sua vida individual ou coletiva. Faça a ficha técnica de sua obra.
Atividade 4
Agora, com base no que você aprendeu, descreva em seu caderno como Cândido Portinari iniciou sua vida artística. Em seguida, cite uma obra do artista que você já conhece e justifique a importância de suas obras na cultura brasileira.
Saiba Mais | Referências:
Museu Portinari:
Porque Portinari é tão importante:
Memória e identidade cultural
Componente(s) Curricular(res) | ARTE- Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0502)- Identificar e explorar formas distintas das Artes Visuais , tradicionais e contemporâneas, em âmbito regional e nacional refletindo suas diferentes representações. (EAJAAR0516)- Investigar, valorizar e interagir com patrimônio cultural, material e imaterial a cultura regional e nacional. (EAJAAR0524)- planejar e criar formas plásticas e visuais em suportes e espaços diversos bidimensional ou tridimensional. |
Professor | Simone Aparecida de Sousa Almeida |
Instituição Educacional | E. M. Bárbara de Souza Morais |
CRE | CENTRAL |
EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries