Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª SÉRIE da Eja.
HOJE VAMOS CONVERSAR UM SOBRE SOBRE O PRECONCEITO QUE ENVOLVE AS DANÇAS.
SEMPRE EXISTIU NA SOCIEDADE A IDENTIDADE DOS CORPOS. A IDEIA DE QUE ALGUMAS PRÁTICAS SÃO PARA HOMENS E OUTRAS PARA MULHERES FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA. PENSAMENTOS CULTURAIS IMPOSITIVOS SOBRE COMO HOMENS E MULHERES DEVEM SE PORTAR E QUAL É O LUGAR DELES NA SOCIEDADE, INFLUENCIARAM A DANÇA. UM EXEMPLO RECORRENTE É O BALÉ QUE, AINDA HOJE, ESTÁ RELACIONADO À DELICADEZA E FEMINILIDADE, OU SEJA, VISTO COMO PRÁTICA PARA MULHERES, FAZENDO COM QUE HOMENS QUE VIVENCIAM ESSE ESTILO OU DESEJA VIVENCIA-LO, SEJAM VÍTIMAS DE PRECONCEITOS.
ATIVIDADE 1
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA A REALIDADE DE UM BAILARINO BRASILEIRO.
ATIVIDADE 2
BASEADO NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR, REFLITA SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E RESPONDA EM SEU CADERNO:
- DE ACORDO COM O RELATO DO FELLIPE, POR QUE O HOMEM SOFRE PRECONCEITO NO BALÉ?
- QUAL O PAPEL DA FAMÍLIA PARA QUE HOMENS CONSIGAM DANÇAR BALÉ?
- NA SUA OPINIÃO, HOMEM PODE DANÇAR BALÉ? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
ATIVIDADE 3
QUE TAL CONHECER E EXPERIMENTAR OS PASSOS BÁSSICOS DO BALÉ? ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO E TENTE EXECUTAR OS MOVIMENTOS. PROCURE FICAR PRÓXIMO A ALGUM OBJETO FIRME QUE TE APOIE E AUXILIE NO EQUILÍBRIO. RESPEITO OS LIMITES DO SEU CORPO E BOA PRÁTICA!
Atividade 4
APÓS VIVENCIAR ALGUNS MOVIMENTOS DO BALÉ, ESCREVA EM SEU CADERNO SUAS IMPRESSÕES E SENTIMENTOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0120) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças. (EAJAEF0122) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presentes na dança. |