Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eja.
Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Na aula de hoje iremos dialogaremos sobre o Crossfit.
Crossfit é uma MARCA Norte Americana de um programa fitness, criada por Greg Glassman. Trabalha com uma metodologia de treino bem interessante baseada em movimentos funcionais que são constantemente variados e executados em alta intensidade.
ATIVIDADE 1
O CrossFit tem sido muito criticado por causar lesões nos praticantes. Mas essa incidência de lesões é devido à má orientação de professores que permitem a execução de movimentos de maneira incorreta ou excessiva. Essas lesões geralmente ocorrem a nível muscular, ósseo, ligamentar e até rabdomiólise. A rabdomiólise é a degradação do tecido muscular e faz com que seja liberado uma proteína prejudicial na corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina. Em casos raros, a rabdomiólise pode até causar a morte. Vamos assistir ao vídeo do ortopedista, Dr. Marco Antônio Lombardi e conhecer as regiões do corpo mais lesionadas e os fatores associados às lesões?
Como o Dr. Marco Lombardi bem explicou no vídeo, as lesões no Crossfit são realidade, mas ocorrem devido à má execução em decorrência de uma péssima orientação profissional. Por isso é importante ter um profissional capacitado para te orientar, que você sinta confiança nele e, que principalmente, você respeite os limites do seu corpo. Vale ressaltar também a importância da liberação médica antes de iniciar a modalidade. O Crossfit pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária, mesmo quando possuem necessidades físicas específicas, como no caso de pessoas idosas, sedentárias ou com alguma doença. Mas antes de iniciarem os treinos, é recomendado que passem por uma avaliação médica, e que sejam sempre supervisionados e orientados tecnicamente por um professor de Educação Física.
ATIVIDADE 2
Vamos refletir sobre o “boom” do Crossfit, analisando se essa prática corporal é uma moda passageira. Veja a opinião do Professor de Educação Física Herbert Melo sobre esse assunto.
ATIVIDADE 3
Assista o vídeo abaixo da Play Cross, que também faz reflexões acerca do CrossFit ser uma modinha passageira ou um estilo de vida.
Agora é com você! Mediante o conteúdo exposto nos vídeos acima, qual sua opinião sobre esse assunto? Você concorda com as afirmações feita nos vídeos? Você acha que o Crossfit é moda passageira e que logo aparecerá outra modalidade para substituí-la? Ou você acha que o Crossfit deve seguir crescendo? Ou você acredita que o crescimento da modalidade deve estabilizar? Faça essas reflexões junto com seus familiares e colegas da escola, se necessário, faça pesquisas na internet, e escreva em seu caderno, as conclusões que chegaram.
ATIVIDADE 4
Conheça um pouco sobre o Crossfit Games, que é uma competição atlética anual de propriedade e operada pela empresa CrossFit, assistindo o vídeo abaixo:
Bem intenso a competição de Crossfit, não é mesmo?! E o vídeo só mostrou uma pequena parte dos exercícios que são vivenciados no campeonato. Vale lembrar que as vivências corporais em um campeonato são bem diferentes dos treinos diários como exercício físico para manutenção da saúde. Uma competição de Crossfit move atletas em busca de provar suas capacidades físicas, se desafiar, superar limites e vencer o outro. Já a prática de Crossfit como hábito em busca de uma vida ativa e saudável objetiva vencer a si mesmo. É escolha sua ser um praticante ou atleta de Crossfit.
Chegamos ao final da atividade! Espero que vocês tenham entendido os benefícios e os riscos do Crossfit. Se gostou da modalidade, é mais uma opção para movimentar o corpo. O importante é sempre colocar seu corpo em movimento. E é claro, além de manter o corpo em movimento é preciso SEMPRE respeitar seus limites e buscar orientações de profissionais qualificados.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0738) Refletir os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida. (EAJAEF0739) Refletir sobre a influência da mídia na adoção de práticas corporais e no incentivo ao consumo de mercadorias relacionadas à ginástica. (EAJAEF0742) Dialogar sobre as questões geracionais, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na ginastica, propondo compreensão e superação dos mesmos. |
Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres: