You are currently viewing Educação Física: CORRIDA DE RUA

Educação Física: CORRIDA DE RUA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª SÉRIE da Eja.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre corrida de rua.


Correr, testar os limites e sentir que, a cada dia, é possível ir mais longe… Esse é o desafio de muita gente que decidiu sair do sedentarismo e de outros que resolveram sair da esteira e aderir às corridas de rua. É uma ótima opção de exercício físico, pois não tem gasto financeiro com academia, pode ser praticada em qualquer idade e não requer equipamentos, a não ser, calçar um par de tênis. Deve sempre ser orientado e acompanhado por um professor de Educação Física e fazer uma avaliação médica, antes de iniciar o esporte.

ATIVIDADE 1

Praticar corrida de rua é uma maneira de combater o sedentarismo e usufruir de uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Assista o vídeo abaixo, da Dra. Amanda, Lopes e descubra quais são as vantagens dessa prática corporal.

“Corrida e Saúde” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ICWwn-IS7B4&feature=youtu.be

Exercício Físico é Remédio. Viu só a quantidade de benefícios que a corrida proporciona? Não só a corrida não é mesmo!? Todo exercício físico quando bem orientado por professores de Educação Física e médicos, só traz benefícios para nossa saúde. Já tem um tempo que o exercício físico tem sido preconizado como remédio. Na verdade, com tantos benefícios que ele pode ocasionar desde a melhor disposição para execução das tarefas diárias, redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares, até com benefícios comprovados no humor, o Exercício Físico foi considerado uma polipílula pelo American College of Sports Medicine e a American Heart Association, que são entidades especializadas em saúde do coração e medicina esportiva. Por isso, movimente-se!

ATIVIDADE 2

Nos últimos anos, a preocupação com a saúde fez aumentar o interesse do público amador em corridas de rua, que é uma das modalidades mais antigas, que surgiu desde os primórdios da Grécia Antiga, onde nasceram os Jogos Olímpicos. De lá para cá, a corrida foi ficando mais popular, moderna e foi dividida em quatro grupos:  a de rua, que estamos estudando nessa atividade; a de pista; a  combinada e a em meio a natureza. E hoje é tendência em todo o mundo. A orientação dos professores de Educação Física, é que a prática da corrida de rua seja feita nos parques urbanos, aqui no nosso município. Uma vez que Goiânia é uma das cidades com a área urbana mais verde do país, com mais de 20 parques urbanos espalhados por toda região. É indicado correr em parques, por serem locais agradáveis, com mais sombra e por terem mais segurança. Mas, para os mais aventureiros, ou para os que não moram perto de parques urbanos, a sugestão é desbravar as ruas da cidade, mas sempre com muito cuidado e atenção. Os cruzamentos merecem atenção especial, ao se aproximar deles diminua o ritmo. Sempre espere pelo sinal de pedestres e onde não houver a presença de semáforo, olhe atentamente para todos os lados antes de cruzar e jamais cruze bruscamente a via. Cuidado com os buracos. Calçadas e ruas esburacadas podem ser um fator de risco para lesões. Por isso, evite treinar nesses locais em que o asfalto parece acidentado ou opte por corridas mais leves, para que você tenha tempo de reagir a qualquer obstáculo que venha aparecer no percurso. Use roupas coloridas e de fácil visualização, para que você seja notado com maior facilidade pelos motoristas. E sempre corra no sentido contrário ao do fluxo dos carros, pois você terá uma visão melhor dos riscos que os automóveis podem te causar, e os motoristas também terão uma melhor visão de você. Agora que já sabem dos locais mais apropriados e dicas de como se comportarem nesses espaços, vamos aprender o cuidado que devemos que ter com a pele durante a corrida de rua. Assista o vídeo abaixo, da Dra Ludmila Queiroz, que ela irá falar sobre esse assunto.

“Cuidados com a pele durante a corrida de rua” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=cmss79JS50g&feature=youtu.be

Não adianta melhorarmos alguns aspectos da nossa saúde através da corrida e descuidarmos de outros. Pois apesar dos benefícios que a exposição moderada ao sol pode trazer, especialmente relacionados a produção da vitamina D, expor-se demasiadamente aos raios solares durante o período das 10 às 16 horas pode ocasionar graves danos à pele, como queimaduras, melasmas, câncer de pele, reação na pele a medicamentos, reativação do vírus herpes; piora de problemas preexistentes de pele – por exemplo, acne, vitiligo e lúpus; desenvolvimento de câncer de pele, além de problemas oculares e envelhecimento precoce. Cuide-se!

ATIVIDADE 3

Vamos para a prática? Se você tem liberação médica para a prática da corrida, mas ainda não pratica nem caminhada, você iniciará seguindo a orientação do American College of Sports Medicine e a American Heart Association, que como já falamos anteriormente, são entidades especializadas em saúde do coração e medicina esportiva. Você caminhará por no mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana, durante 2 meses e de forma moderada. E como saber se o ritmo da caminhada está de maneira moderada? É fácil, é só você se basear na Escala de Borg, que é uma tabela, criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg, que classifica, de forma subjetiva, o esforço de um praticante de exercício físico, a partir de sua própria percepção. Ela é disposta da seguinte forma:

Para medir se sua caminhada está dentro dos parâmetros de uma intensidade moderada, você manterá seu nível de esforço entre 6 e 7. Lembrando que 0 é repouso e 10 é exaustivo, durante todo o exercício você deverá ficar cansado. Se sentir que a caminhada está ficando muito cansativa, diminua a velocidade. E não se esqueçam, comece a caminhada devagar, de acordo com a Escala de Borg, caminhe 10 min entre 1 e 5, aumentando a velocidade progressivamente. E para finalizar caminhe 5 min, diminuindo a velocidade, entre 5 a 1, também seguindo a Escala de Borg. Depois desses 2 meses caminhando diariamente, você estará pronto para iniciar a corrida. Assista o vídeo abaixo, anote a periodização feita pela professora Kênia, para que quando você terminar seu período de adaptação na caminhada, você consiga correr 30 min.

“Corrida de rua” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=vjW5noOWZFY&feature=youtu.be

Depois de caminhar ou correr é sempre importante alongar. Alongue usando os exercícios que aprendeu na escola com seus professores ou os que ensinamos aqui, nas atividades anteriores. Boa prática!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0613) Apropriar-se dos conhecimentos sobre saúde e analisar a relação saúde e esporte

(EAJAEF0610) Vivenciar e fruir diferentes modalidades esportivas.

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres