Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História, é destinada a estudantes de 3ª série da Educação de Jovens e Adultos.
Você conhece a cidade de Goiás?

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Goi%C3%A1s,_GO,_Brazil_-_panoramio_(55).jpg
Sabia que uma das mulheres mais importantes da literatura brasileira nasceu e viveu na cidade de Goiás?
Questão 1
Vamos ver o vídeo a seguir e observar com atenção!
Vamos refletir e dialogar:
A – Sobre quem é o vídeo que acabamos de ver?
B – Você conhecia a história de Cora? O que chamou mais a atenção?
C – E sobre a cultura goiana, qual a importância da Cora?
Questão 2

Agora vamos registrar por escrito:
OBS.: Se houver palavras no texto desconhecidas vamos pesquisar sobre elas.
A – Quem é a autora?
B – Que gênero textual é esse e quais suas características?
C – Vamos dialogar/refletir um pouco sobre a leitura que fizemos e o que nos chamou mais a atenção.
D – Por fim, foi possível relacionar o título “Ofertas de Aninha” com o corpo do poema? Como?
Questão 3
Para finalizar, vamos ver o vídeo de interpretação do Poema que trabalhamos hoje e em seguida, registrar por escrito o que mais lhe chamou a atenção no nosso trabalho de hoje.

Para Saber Mais
Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>
Consulte, use e adapte a apresentação: <https://docs.google.com/presentation/d/1yEHhaUy2nA_9DjXayMX1iZnle2Fat3cN/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true>
Componente Curricular | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética (EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. (EAJALP0113) Analisar, coletivamente, a inferência como uma estratégia de leitura básica (EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de gênero durante a exposição oral. (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil (EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito. |
Referências | GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – Gereja. Matriz Estruturante Eja. 2022 Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em 08 de mar de 2022 |