Conhecer os impactos socioambientais, no momento de adquirir produtos e serviços é essencial para termos um mundo melhor. Assim, é necessário refletirmos: de quem comprar, o que comprar, como usar e como descartar os produtos.
A humanidade consome atualmente 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem nossas necessidades de água, energia e alimentos podem ficar comprometidas. Se olharmos ao nosso redor iremos perceber que para produzir os produtos e os serviços adquiridos por nós foi necessário um ou mais recurso advindos da natureza. Nesta atividade vamos ver sobre o consumismo.
Atividade 1
Observe a sua volta e escreva, em seu caderno, o nome de 5 (cinco) objetos que estão à sua disposição. Pesquise na internet, em seu computador ou no seu celular, qual foi o recurso extraído da natureza para produzi-lo.
Atividade 2
Qual a diferença entre consumo e consumismo?
Assista ao vídeo 1:
O vídeo apresenta a indicação de livro. Assista e responda as perguntas:
Qual o título do livro? E o(a) autor(a)?
Nesse livro podemos encontrar tanto respostas, quanto perguntas sobre o consumo e consumismo. A partir dessa indicação é possível formular algumas hipóteses sobre esse tema? Registre as ideias principais no seu caderno.
Atividade 3
Pesquise na internet, em seu computador ou no seu celular, como o consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia.
Atividade 4
Agora, escreva um texto indicando algumas ações que poderia ajudar a desenvolver uma prática consciente de consumo.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | – Compreender a necessidade de uso sustentável dos minerais, do plástico, do papel e da madeira no planeta. |
Geografia | – Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços. |
Língua Portuguesa | – Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana. |
EAJA – 1° Segmento – 4ª série – Educação Ambiental e Saúde