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Língua Portuguesa – Compreendendo o significado das palavras no contexto

Olá! Que bom que você está participando! Nessa aula você vai ler uma tirinha, conceituar polissemia e realizar atividades com exemplos variados.

Atividade 1

Disponível em: https://www.questoesgratis.com/images/02/2ddf0d66947a20b755abd7b46956a2c8.PNG

O texto apresentado é uma tirinha. A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinho. Normalmente publicadas em jornais. Trata-se de uma narrativa de curta sequência de quadrinhos, faz uma crítica aos valores sociais, na maioria das vezes de forma satírica. São como histórias em quadrinho, porém mais curtas.

Observem na tirinha acima e vejam que na primeira, a palavra galo indica primeiro uma batida na cabeça com inchaço e depois, quando o galo enciumado, pensa ser um galo (macho da galinha). Temos vários exemplos de palavras que são iguais e que, dependendo do contexto, tem significado diferente. A palavra vela, por exemplo, dependendo do contexto, pode significara vela de um barco, uma vela feita de cera para iluminar, ou pode ser uma conjugação do verbo “velar” (Ela vela por seu filho durante o sono).

Atividade 2 

Assista o vídeo abaixo:

POLISSEMIA – Canal: Estude & Passe –
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P8cJLXPh0FI

Polissemia (do grego poli: muitos; sema: significados) é a propriedade que uma determinada palavra tem de apresentar mais de um significado, dependendo do contexto que é usada.

Exemplos:

 Ele sempre traz um boné na cabeça. (parte do corpo humano)

 Rodrigo é o cabeça da equipe. (líder)

 Acertou o dedo e não a cabeça do prego. (parte superior do prego)

Vejam outros exemplos de polissemia:

a- banco (de dados no computador, da praça, instituição financeira)

b- caixa (do mercado, banco e objeto para guardar sapatos ou outra coisa)

c- pena (da ave, do condenado, piedade) 

d- porca (parafuso, fêmea do porco, sem higiene) 

Agora é com você!

Diga qual o sentido da palavra destacada em cada caso e escreva no seu caderno.

  1. Aquele menino do nono ano é um gato.
  2. Foram processados por fazerem um gato na rede elétrica.
  3. Os bóia-frias eram aliciados por um gato.
  4. Camila usava grampo nos cabelos.
  5. As gravações telefônicas foram possíveis porque fizeram um grampo.
  6. Carla é uma fera em informática.
  7. É preciso domar a fera antes de adestrá-la.
  8. Ela ficou uma fera porque ele estragou a almofada.
  9. Foi preso acusado de ser o cabeça do golpe. 
  10. A despesa ficou em dez reais por cabeça.
  11. Todos o admiram, pois é uma das maiores cabeças do jornalismo brasileiro.
  12. Ele vive tendo problemas, pois é um moço sem cabeça.
  13. Desceu do ônibus no ponto errado.
  14. A calda de caramelo ainda não está no ponto.
  15.  A costureira deu pontos na barra da calça.
  16. Ele marca ponto na lanchonete aos sábados. 

Bons Estudos!


Proponentes – Professores:Nandes Resende Evangelista
Instituição Educacional:Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva
CRE: Jarbas Jayme

EAJA –Série: 7ª Série
Componente Curricular:        Língua Portuguesa                                         
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0602) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (recursos linguísticos e semióticos). (EAJALP0627) Realizar procedimentos de leitura (antecipação, inferência, checagem). (EAJALP0720) Identificar o que está implícito, as inferências, os referentes comuns de uma cadeia de substituições lexicais.