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Ciências – Como as máquinas simples são usadas no cotidiano?

As máquinas simples são dispositivos ou instrumentos capazes de alterar forças, multiplicar as forças. A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., ele estudou as máquinas “Arquimedianas”: alavanca, polia (roldana) e parafuso.


Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo, produzido pela Nova Escola, gravado no espaço Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, em que o professor Aníbal Fonseca explica como as máquinas simples facilitam o nosso dia a dia.

“Ciências: máquinas simples” – Canal: NOVA ESCOLA
Link: https://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs

De acordo com o vídeo, responda em seu caderno:

1) Você é capaz de reconhecer algumas máquinas simples em sua casa?
2) Para você apertar um parafuso somente com as mãos ou com uma chave de fenda, qual é a maneira mais fácil? Quais destes objetos abaixo você conhece e podem ser uma máquina simples?

Disponível em: https://img.freepik.com/vetores-gratis/diferentes-tipos-de-objetos-domesticos_1308-2337.jpg?size=626&ext=jpg&ga=GA1.2.2073402663.1606664239

3) Você já usou ou usa algum tipo de máquina simples em seu trabalho? Se sim, converse com sua família sobre a importância das máquina simples?
4) No vídeo o professor cita um fala de Arquimedes, mas afinal quem foi Arquimedes? Pesquise um pouco sobre ele e escreva o que ele relatou sobre o ponto de apoio e a alavanca.
5) Na construção civil é comum o uso de roldanas ou polias, imagine como seria o trabalho dos trabalhadores na construção civil sem estas roldanas.
6) No início do vídeo, atrás do professor Aníbal, há uma cópia do quadro “Palhacinhos na Gangorra” de Candido Portinari. Aprecie a obra no link abaixo:

Disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/zFHSeUo4n0xlbiIYyyptjgMrCIKD-gXHCq0C0H-kKGBhaucjrbYtu8p7SI9Y0N3Qog=s1200

Depois de apreciar a obra, explore o site e responda:

a) Quem foi Candido Portinari? Qual tipo de máquina simples representa a gangorra: uma alavanca ou uma roldana ou uma engrenagem?


Atividade 2

No cotidiano das atividades comerciais no Brasil colonial, sec. XIX, era comum a venda de caldo de cana ou garapa, uma bebida refrescante tomada pura ou usada para adoçar
outras bebidas. Era vendido em tabernas e botequins nas cidades do Brasil. A cana espremida em engrenagens, libera o caldo que verte para um recipiente já pronto para ser consumido. Já a grande moagem da cana de açúcar produzia o açúcar era nas Casas de Engenho (Moendas), trabalho feito pelos escravos, um trabalho pesado, árduo, insalubre e sem proteção ao manobrar as engrenagens.

Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/stj/wp-content/uploads/2016/02/03__Moenda-Debret_original.jpg

Acesse o link abaixo e leia o artigo sobre os escravos na economia açucareira:

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-do-brasil/o-escravo-na-economia-acucareira.htm

Agora responda:

1) Neste período da história do Brasil, não havia tratores ou máquinas agrícolas, todos os trabalhos agrícolas eram feitos pelos escravos. Como eram as condições dos escravos na economia açucareira?
2) O texto cita as engrenagens nas moendas, qual a relação destas máquinas com os escravos?
3) Você já tomou garapa nas praças da cidade. Observou como a cana é espremida e o caldo é liberado?


Componente(s)
Curricular(res)
Ciências da Natureza
Artes Visuais
História
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
(EAJACI0604) Entender a importância e o funcionamento de máquinas inventadas pelo homem, para melhoria da qualidade de vida.
(EAJAAR0702) Pesquisar, apreciar e analisar as diferentes formas de expressão nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros.
(EAJAHI0636) Caracterizar e relacionar o modo de produção escravista, a monocultura, a produção para a exportação e o latifúndio com a política mercantilista.
ProfessorLetícia Almeida Silva e Elvira Maria dos Santos
Instituição EducacionalE M Dona Belinha
CREMaria Helena Batista Bretas

EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries