As máquinas simples são dispositivos ou instrumentos capazes de alterar forças, multiplicar as forças. A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., ele estudou as máquinas “Arquimedianas”: alavanca, polia (roldana) e parafuso.
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo, produzido pela Nova Escola, gravado no espaço Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, em que o professor Aníbal Fonseca explica como as máquinas simples facilitam o nosso dia a dia.
De acordo com o vídeo, responda em seu caderno:
1) Você é capaz de reconhecer algumas máquinas simples em sua casa?
2) Para você apertar um parafuso somente com as mãos ou com uma chave de fenda, qual é a maneira mais fácil? Quais destes objetos abaixo você conhece e podem ser uma máquina simples?
3) Você já usou ou usa algum tipo de máquina simples em seu trabalho? Se sim, converse com sua família sobre a importância das máquina simples?
4) No vídeo o professor cita um fala de Arquimedes, mas afinal quem foi Arquimedes? Pesquise um pouco sobre ele e escreva o que ele relatou sobre o ponto de apoio e a alavanca.
5) Na construção civil é comum o uso de roldanas ou polias, imagine como seria o trabalho dos trabalhadores na construção civil sem estas roldanas.
6) No início do vídeo, atrás do professor Aníbal, há uma cópia do quadro “Palhacinhos na Gangorra” de Candido Portinari. Aprecie a obra no link abaixo:
Depois de apreciar a obra, explore o site e responda:
a) Quem foi Candido Portinari? Qual tipo de máquina simples representa a gangorra: uma alavanca ou uma roldana ou uma engrenagem?
Atividade 2
No cotidiano das atividades comerciais no Brasil colonial, sec. XIX, era comum a venda de caldo de cana ou garapa, uma bebida refrescante tomada pura ou usada para adoçar
outras bebidas. Era vendido em tabernas e botequins nas cidades do Brasil. A cana espremida em engrenagens, libera o caldo que verte para um recipiente já pronto para ser consumido. Já a grande moagem da cana de açúcar produzia o açúcar era nas Casas de Engenho (Moendas), trabalho feito pelos escravos, um trabalho pesado, árduo, insalubre e sem proteção ao manobrar as engrenagens.
Acesse o link abaixo e leia o artigo sobre os escravos na economia açucareira:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-do-brasil/o-escravo-na-economia-acucareira.htm
Agora responda:
1) Neste período da história do Brasil, não havia tratores ou máquinas agrícolas, todos os trabalhos agrícolas eram feitos pelos escravos. Como eram as condições dos escravos na economia açucareira?
2) O texto cita as engrenagens nas moendas, qual a relação destas máquinas com os escravos?
3) Você já tomou garapa nas praças da cidade. Observou como a cana é espremida e o caldo é liberado?
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza Artes Visuais História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0604) Entender a importância e o funcionamento de máquinas inventadas pelo homem, para melhoria da qualidade de vida. (EAJAAR0702) Pesquisar, apreciar e analisar as diferentes formas de expressão nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros. (EAJAHI0636) Caracterizar e relacionar o modo de produção escravista, a monocultura, a produção para a exportação e o latifúndio com a política mercantilista. |
Professor | Letícia Almeida Silva e Elvira Maria dos Santos |
Instituição Educacional | E M Dona Belinha |
CRE | Maria Helena Batista Bretas |
EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries