Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Eaja.
A vacinação, decorrente da pandemia da COVID-19, se tornou uma temática atual e discussão emergente, porém: você conhece a história da vacinação? E ainda, você sabe quando e quem trouxe o processo de imunização para o Brasil? Não!? Então fique ligado na aula de hoje que vamos juntos descobrir essas e tantas outras questões.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA VACINAÇÃO NO BRASIL: O PAPEL HISTÓRICO DA MANUTENÇÃO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA
Na videoaula de hoje, apreendemos o papel histórico da vacinação, sobretudo no contexto brasileiro, como uma medida para manutenção da saúde individual e coletiva. Salientamos que no dia 09 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização, a qual foi constituída como parte de um movimento de conscientização da população acerca da importância de manter a vacinação, e nesse sentido, controlar e erradicar diversas doenças infecciosas.
Entendemos que os primórdios da vacina surgiram na China, no século X, momento em que os cientistas com vista à tentativa de erradicar a varíola transformavam cascas de feridas da doença em um pó que era espalhado em ferimentos de pessoas já contaminadas. Já a vacina como conhecemos hoje, adveio das pesquisas de Edward Jenner, séculos depois, em 1796.
Compreendemos que a vacinação é a melhor forma de erradicação de diferentes doenças, bem como contenção do processo de propagação de micro-organismos nocivos à saúde. E, ainda, que o processo de vacinação que no Brasil ocorre pelo Programa Nacional de Imunizações (PIN), criado em 1973 – instituído pela Lei 6.259 de 1975, é referência internacional. Lembramos que esse programa chega a toda a população através do Sistema Único de Saúde (SUS).
ATIVIDADE 1
Leia os textos abaixo:
Texto 1: “A Revolta da Vacina” do site MultiRio. Link de acesso: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/rio-de-janeiro/66-o-rio-de-janeiro-como-distrito-federal-vitrine-cartao-postal-e-palco-da-politica-nacional/2917-a-revolta-da-vacina>.
Texto 2: “A Revolta da Vacina” do site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Link de acesso: <https://portal.fiocruz.br/noticia/revolta-da-vacina-2>.
Mediante as leituras, responda em seu caderno:
- Qual o motivo da população para a revolta contra a obrigatoriedade da vacinação?
- O que levou a população à mudança de opinião acerca do processo de vacinação e ao consequente processo de imunização?
- No contexto da pandemia da COVID-19 muitas são as discussões sobre a eficácia da vacina e o processo coletivo de imunização. Nesse viés, acredita que o que vivemos na contemporaneidade tem relação à revolta da vacina ocorrida em 1904?
ATIVIDADE 2
Produza um texto poema utilizando rima acerca das discussões que envolvem, no contexto brasileiro, o processo de imunização. Apresente as notas e demandas da sociedade, ressaltando seu ponto de vista sobre a forma como a vacinação contra a COVID-19 tem sido oportunizada no país.
Lembre-se! Poema é um texto literário escrito em versos e estrofes, contendo ou não rimas. Um verso é uma única frase em uma composição poética. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se estrofe. Já as rimas são repetições de fonemas idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras, feitas entre um verso e outro.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0617) Reconhecer a eficácia da vacinação na saúde pública e seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva, e na erradicação de doenças. (EAJACI0618) Explicar o processo de imunização passiva e ativa. (EAJACI0619) Reconhecer a vacinação como uma política pública para a melhoria da qualidade de vida da população. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0736) Produzir textos poéticos utilizando rima, métrica e ritmo. |