You are currently viewing Ciências da Natureza: SISTEMA REPRODUTOR DOS SERES VIVOS

Ciências da Natureza: SISTEMA REPRODUTOR DOS SERES VIVOS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8ª Série – foi veiculada na TV no dia 24/06/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta videoaula de hoje, identificaremos e descreveremos os órgãos do sistema reprodutor e compreenderemos a reprodução dos seres vivos, associando aos mecanismos adaptativos e de perpetuação das espécies.

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:   SISTEMA REPRODUTOR DOS SERES VIVOS

Eaja – Ciências da Natureza – 8ª Série – Aula 3

Na videoaula acima, aprendemos que o sistema reprodutor é um conjunto de órgãos de um organismo que trabalham em conjunto para oportunizar as condições adequadas para o processo de reprodução.

Pontuamos que em conjunto, o sistema reprodutor feminino e masculino, atuam para garantir a perpetuação das espécies, onde os gametas (espermatozoides e óvulo) são produzidos por ambos os sistemas, os quais se unem no processo de fecundação dando origem ao zigoto.

Relembramos que o sistema reprodutor masculino, constituído por órgãos externos (pênis e saco escrotal) e internos (testículos, epidídimo, ductos deferentes, ductos ejaculatórios, uretra, vesículas seminais, próstata e glândulas bulbuoretrais), é responsável pela produção dos espermatozoides e a transferência desses para o corpo da fêmea. Já o sistema reprodutor feminino também se constitui de órgãos externos (lábios maiores, lábios menores, clitóris, aberturas da uretra e vagina) e órgãos internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina), que é onde ocorre o processo de fecundação e o desenvolvimento do bebê.

Compreendemos que os mecanismos empregados para reprodução dos seres vivos podem ser dispostos em dois padrões, que são a reprodução assexuada e sexuada. Na reprodução assexuada um único organismo origina seus descendentes, já na reprodução sexuada, como relatamos acima, há necessidade de dois indivíduos que contribuem com gametas para origem do zigoto (fecundação).

ATIVIDADE 1

Produza um texto respondendo aos questionamentos abaixo:

  • Qual o papel da reprodução dos seres vivos para a perpetuação da espécie?;
  • Em tempos de incerteza social, agravado nos últimos tempos pela pandemia da COVID-19, você acredita que seja prudente continuarmos perpetuando a espécie? Explique.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoKINDERSLEY, D. Atlas visuais: o corpo humano. 9º ed. São Paulo: Ática, 1997. 
KINDERSLEY, D. Atlas visuais: anatomia humana. São Paulo: Ática, 1998.

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0706) Identificar e descrever os órgãos do sistema reprodutor e compreender a reprodução dos seres vivos, associando aos mecanismos adaptativos e de perpetuação das espécies.