Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.
Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre o sistema nervoso.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SISTEMA NERVOSO: CÉLULAS E FUNÇÕES
Na videoaula de hoje apreendemos que o sistema nervoso se constitui como informacional, onde sua função é captar as mensagens e estímulos do meio ambiente externo e interno, bem como interpretá-los e arquivá-los. Entendemos que os neurônios são as células do sistema nervoso responsáveis por perceber esses estímulos e interpretá-los.
Pontuamos que o sistema nervoso é dividido em duas partes, sendo elas: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central compreende o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e a medula espinhal. Os estímulos, sejam eles internos ou externos, são captados pelos neurônios e enviados diretamente ao encéfalo, o qual produz uma resposta voluntária ou involuntária. Importante recordar que a medula espinhal, localizada dentro da coluna vertebral, é quem conduz os impulsos nervosos do corpo para o cérebro. Já o sistema nervoso periférico se divide em: sistema nervoso voluntário e sistema nervoso autônomo, estando o primeiro ligado à transmissão de informações voluntárias e o segundo as funções involuntárias do corpo.
ATIVIDADE 1
Leia a reportagem “Desenvolvido o método nacional que controla neurônios com luz”, do Jornal da USP, disponibilizada no link abaixo:
Agora responda em seu caderno:
- Qual a finalidade do método criado por Oliveira Júnior?
- Qual a importância da optogenética?
- Qual sua opinião sobre a Ciência?
- Qual a relevância da ciência para a sociedade?
Referencial Bibliográfico | MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0519) Descrever a estrutura do sistema nervoso e justificar as relações existentes entre as coordenações motoras e sensoriais. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |