Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª série da Eja.
Você já parou para pensar na relação entre uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e o sistema locomotor? Não?! Então se liga na aula de hoje, pois abordaremos essa relação!
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SISTEMA LOCOMOTOR: SAÚDE, BOA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA
Lembre-se! Atividades físicas são movimentos corporais cotidianos, que acontecem pela necessidade natural da vida do ser humano, como exemplo: limpar a casa, correr para pegar um ônibus, brincar com seus filhos, trabalhar, etc. Já os exercícios físicos são movimentos corporais planejados, estruturados e com objetivos específicos, como exemplo: fazer caminhadas em parques, musculação, aula de dança, etc.
Na videoaula acima, aprendemos que o sistema locomotor compreende a combinação de dois sistemas, são eles: o sistema muscular e o sistema esquelético, os quais auxiliam na realização de diferentes movimentos. É esse sistema que nos oportuniza alimentar, caminhar, reproduzir, dentre outras funções importantes que desenvolvemos no nosso cotidiano.
Compreendemos que o sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos do corpo, os quais permitem a realização de movimentos, e ainda garante a postura, bem como a estabilização e sustentação do nosso corpo. Já o sistema esquelético constitui-se dos ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, sendo ele que sustenta, dá forma ao corpo, e também protege os órgãos internos.
Pontuamos que a prática de exercícios físicos apresenta benefícios aos músculos e ossos, afinal, o fortalecimento da musculatura melhora a sustentação dos ossos, aumenta a lubrificação das cartilagens e favorece o desempenho das articulações. E atrelado à prática de exercícios físicos, enfatizamos a necessidade de realizarmos uma alimentação saudável, que é caracterizada por uma dieta equilibrada, que consegue ofertar ao corpo, nutrientes, vitaminas e minerais na proporção correta.
Concluímos que o equilíbrio entre a prática de exercícios físicos e a alimentação adequada auxilia na qualidade de vida dos sujeitos.
ATIVIDADE 1
Leia o texto abaixo:
ATIVIDADE 2
Mediante a leitura do texto sobre “Pirâmide alimentar” e a reflexão mobilizada durante a aula, elabore de um plano alimentar de uma rotina de exercícios físicos para sua família no período de uma semana. Lembre-se que o plano constitui um tipo ideal, um desejo de nos constituirmos sujeitos ativos e, portanto, saudáveis através de uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Para auxiliar a prescrever seus exercícios físicos, converse com seu professor de Educação Física. Posteriormente, elabore e encaminhe um e-mail para um amigo, explicando a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos regulares para a saúde do nosso sistema locomotor. Não deixe de anexar seu plano!
O e-mail configura-se como um gênero textual que apresenta como função designar uma mensagem por intermédio da internet. Como um suporte para a comunicação na atualidade é de suma importância em diferentes contextos sociais, e embora o teor da mensagem possa se constituir de um texto formal ou informal, na nossa atividade, é imprescindível o emprego da norma padrão da língua portuguesa.
Referencial Bibliográfico | USBERCO, J.; MARTINS, J. M.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0517) Associar a manutenção da saúde do sistema locomotor com cuidados relacionados a boa alimentação e a prática de atividades físicas. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |