Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
Como você sabe, lidamos no nosso dia a dia com uma série de misturas, sejam elas homogêneas, que são aquelas que não conseguimos identificar seus componentes; e as heterogêneas, em que isso é possível. A espécie humana não somente lida com misturas já existentes, mas as cria e também separa.
Temos como exemplo a água destilada, que é considerada uma substância pura (ou seja: contendo somente moléculas de água). Ela não é encontrada na natureza, mas é muito presente em laboratórios e na indústria farmacêutica. Portanto, é necessária a separação das moléculas de água das demais substâncias que estão ali, como sais minerais e gás oxigênio dissolvidos. Assim, utiliza-se um destilador. Ele aquece a mistura até que a água seja evaporada e conduzida pelo tubo de condensação. Lá, ela se resfria e condensa, tornando “água pura”. Esta é a destilação simples.
Quanto à destilação fracionada, ela ocorre aquecendo misturas em diferentes faixas de temperatura, fazendo com que mais de um componente seja separado. É o caso do petróleo: um combustível natural formado a partir da decomposição de seres vivos que viveram no passado, situado em algumas rochas sedimentares. Essa substância homogênea é rica em diversos componentes, como a gasolina (ponto de ebulição a aproximadamente 30 graus Celsius), nafta (110º C), querosene (118º C) e diesel (260º C).
A destilação fracionada também é utilizada na separação de gases atmosféricos. Nessa situação, ele é comprimido e resfriado, tornando-se líquido. Depois, a mistura liquefeita é gradualmente aquecida, fazendo com que cada tipo de gás (como o oxigênio e nitrogênio) evapore, a diferentes temperaturas.
Há situações em que pode ser necessário obtermos o sal de cozinha da água salgada. Para tal, a mistura é submetida à evaporação ou ebulição, fazendo com que a água passe para o estado gasoso, restando o sal. Caso a intenção seja oposta, recorremos também à destilação simples. A água dessalinizada é usada para consumo humano e de outros animais, irrigação, etc.
Outro exemplo de separação de mistura homogênea é a do leite com achocolatado. Mantendo-a em repouso, depois de uma dado momento é perceptível a sedimentação dos componentes mais densos, que no caso são do achocolatado. Depois disso, pode ser feita a decantação, transferindo cuidadosamente esse líquido para outro recipiente.
Uma curiosidade diz respeito ao sangue humano, cujos componentes são separados pelo método da centrifugação. Ela é adotada para separar misturas líquidas com partículas sólidas, a partir da diferença de densidade. A amostra dessa mistura gira em alta velocidade, gerando uma força centrífuga (de fora para dentro). Isso propicia a sedimentação dessas partículas sólidas, e a porção líquida fica na porção superior, podendo ser decantada.
Mas… por que a separação do sangue é uma curiosidade? Porque a olho nu ele parece uma mistura homogênea, mas na verdade é heterogênea, pois há a porção líquida, chamada plasma, e a sólida, formada pelos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas!
QUESTÃO 1
Sobre a destilação, analise as frases a seguir
I. Ela pode ser utilizada em misturas com componentes sólido e líquido.
II. A destilação simples é adotada na separação dos componentes do ar.
III. A destilação fracionada pode ser usada na separação do plasma do sangue.
IV. A água pura é obtida pela destilação simples, a partir da água potável.
São corretos
(A) nenhum dos item.
(B) todos os itens
(C) somente o item IV.
(D) os itens II e IV.
QUESTÃO 2
Leia o texto a seguir:
“O método utilizado para a obtenção do sal de cozinha, nas salinas, é chamado de “X” e, em casa, podemos obter mais rapidamente pela “Z” da água”.
Podemos substituir “X” e “Y” por
(A) dessalinização e decantação.
(B) evaporação e ebulição.
(C) sedimentação e ebulição.
(D) sedimentação e evaporação.
QUESTÃO 3
Descreva o processo de destilação simples e destilação fracionada, destacando suas semelhanças e diferenças.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir, sobre a rotina de um jovem estudante da Eja da Prefeitura Municipal de Goiânia:
José Fernando mora sozinho. Bastante independente e organizado, aos domingos, ele lava as suas roupas claras. Para isso, as deixa de molho de um dia para o outro. Depois, elas vão para o tanquinho, seguem para a máquina de lavar e depois são estendidas no varal. Após secarem, o rapaz recolhe cada uma das peças, dobra e leva para suas respectivas gavetas.
Na situação descrita no texto acima, há pelo menos três métodos de separação de misturas. Identifique duas, anotando o nome de cada uma dela e em que parte do texto ela está implícita ou explícita.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0403) Identificar nas tarefas do cotidiano os diferentes processos de separação de misturas. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |