Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA TERRA
A Terra é um planeta que realiza uma série de movimentos complexos, fundamentais para a dinâmica do Sistema Solar e para a vida na Terra. O movimento de rotação consiste na Terra girando em torno de seu próprio eixo: uma linha imaginária que atravessa o planeta de um polo ao outro, no sentido anti-horário. Esse giro completo dura aproximadamente 24 horas, o que define a duração de um dia. A velocidade desse movimento é de cerca de 1.670 km/h na linha do Equador, e diminui à medida que nos aproximamos dos polos, onde o movimento se torna praticamente imperceptível. Essa variação ocorre devido à forma do planeta, conhecida como geoide, em que a Terra é levemente alargada na região equatorial e achatada nos polos. A rotação também gera o efeito Coriolis, que interfere na movimentação dos ventos e correntes oceânicas, influenciando o clima e a distribuição de calor pelo planeta.
Outro movimento essencial é o de translação, que representa a trajetória da Terra ao redor do Sol. A Terra orbita o Sol em uma elipse, o que significa que sua distância em relação ao Sol varia ao longo do ano. O ponto em que a Terra está mais próxima do Sol é chamado de periélio, enquanto o ponto em que está mais distante é o afélio. A duração do movimento de translação é de cerca de 365 dias e 6 horas, o que constitui um ano. Para ajustar o calendário ao ciclo da Terra, essas 6 horas são compensadas com um dia extra a cada quatro anos, resultando nos anos bissextos.
O eixo terrestre possui uma inclinação, de aproximadamente 23,5 graus. É ela que torna as estações do ano possíveis. Durante a translação, diferentes regiões da Terra recebem diferentes quantidades de luz solar, dependendo da posição relativa do planeta em relação ao Sol. No verão do hemisfério sul, o Polo Sul está mais inclinado em direção ao Sol, recebendo mais horas de luz e, consequentemente, maior quantidade de calor. No inverno, ocorre o inverso. Esse ciclo de estações interfere diretamente no clima e até no comportamento de animais e plantas, adaptados a períodos mais quentes ou mais frios.
A compreensão desses movimentos é também essencial para várias áreas da ciência, da meteorologia à astronomia, pois eles afetam previsões climáticas, fenômenos astronômicos, o comportamento animal e até mesmo a organização de calendários.
QUESTÃO 1
Você já pensou se a rotação da Terra diminuísse gradualmente? Leia o diálogo entre Helena e Ezequiel sobre isso:
Sobre os pontos de vista de Helena e Ezequiel, podemos afirmar que
(A) ambos estão corretos.
(B) Helena está correta.
(C) Ezequiel está correto.
(D) nenhum está correto.
QUESTÃO 2
Considerando que o movimento de rotação contribui para manter a temperatura equilibrada na Terra, como as condições climáticas mudariam se a Terra parasse de girar completamente? Como isso afetaria a sobrevivência das espécies?
QUESTÃO 3
Se a órbita da Terra ao redor do Sol se tornasse perfeitamente circular, como você acha que isso afetaria as estações do ano? Quais seriam as consequências para o equilíbrio climático da Terra?
QUESTÃO 4
Levando em conta as diferenças nos períodos de rotação e translação, a estratégia mais apropriada para a criação de um calendário funcional em Marte seria
(A) adaptá-lo ao calendário da Terra, mantendo dias e meses iguais.
(B) basear o calendário ao ciclo de suas luas, fazendo uma média.
(C) dividir o ano marciano em 12 meses de 4 semanas terrestres.
(D) ajustar o calendário para refletir o dia e o ano do planeta Marte.
QUESTÃO 5
Se a inclinação do eixo da Terra aumentasse, a(s)
(A) estações do ano teriam com verões mais quentes e invernos mais intensos.
(B) duração dos dias e noites se tornaria igual em todos os pontos do planeta.
(C) Terra passaria a girar mais rapidamente ao redor de seu próprio eixo.
(D) órbita da Terra ao redor do Sol se tornaria completamente circular.
QUESTÃO 6
A cada quatro anos, adicionamos um dia extra ao calendário para ajustar o tempo da Terra em translação ao redor do Sol. Trata-se de um ano
(A) sabático.
(B) equinocial.
(C) equatorial.
(D) bissexto.
QUESTÃO 7
Podemos afirmar, corretamente, que a forma geoide da Terra afeta a/o
(A) movimento de rotação e a distribuição das massas d’água.
(B) intensidade das estações do ano em regiões tropicais.
(C) duração exata do ano, variando ao longo dos milênios.
(D) movimento de translação, tornando os dias mais longos.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0423) Compreender os movimentos de rotação e translação da Terra. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://tinyurl.com/mvwk5ppe>. Acesso em 16/04/2024. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. INCAPER. Estações do Ano. Orientação Meteorológica. Disponível em https://meteorologia.incaper.es.gov.br/estacoes-do-ano. Acesso em 31/10/2024. PRZYGOCKI, Matheus Henry. Efeito Coriolis. GPET Física Unicentro. Disponível em https://www3.unicentro.br/petfisica/2018/09/11/efeito-coriolis. Acesso em 30/10/2024. |