Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Nós, seres humanos, somos seres multicelulares. Isso porque somos formados por trilhões de células, com diferentes localizações, formas e funções. Ao conjunto de células semelhantes que atuam de forma integrada, damos o nome “tecido”. O conjunto de tecidos diferentes, executando determinada função, chamados de “órgão”. O conjunto de órgãos que desempenham funções essenciais para que a vida se manifeste, por sua vez, é chamado “sistema” – tal como os sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário. Finalmente, os sistemas compõem o que chamamos de “organismo”. Seres vivos multicelulares são organismos; os que têm somente uma célula (ou nenhuma, como os vírus) são micro-organismos.
O sistema respiratório desempenha um papel crucial. Capturando oxigênio do ambiente e liberando dióxido de carbono, garante a oxigenação das células: processo vital para a produção de energia. Para que essa energia seja disponibilizada, é necessário também um importante nutriente, chamado glicose. Os nutrientes são assimilados pelo nosso organismo pela atuação do sistema digestório. Ele desagrega os alimentos em nutrientes, permitindo sua absorção.
A energia produzida pelo corpo é essencial para as atividades do nosso dia a dia e também para o seu funcionamento. Por exemplo: o coração, que é um dos pilares do sistema circulatório, precisa de energia para os seus batimentos. Estes, por sua vez, são necessários para o transporte de substâncias, pelos vasos sanguíneos. Alguns exemplos são os nutrientes, gases respiratórios e hormônios.
O sistema urinário, por sua vez, atua na eliminação de resíduos e na regulação de substâncias químicas. O trabalho coordenado entre os sistemas circulatório e urinário também é notório, pois este último filtra e excreta os resíduos, contribuindo para a manutenção da nossa saúde global.
Ao compreendermos a relação entre os sistemas, percebemos que cada parte desempenha um papel vital. Por exemplo, um desequilíbrio no sistema digestório pode impactar diretamente a eficiência do sistema circulatório, comprometendo a entrega de nutrientes essenciais às células.
A compreensão dessa interconexão não apenas nos torna conscientes da importância de cuidar de cada sistema individualmente, mas também ressalta a necessidade de abordagens para a promoção da saúde. A prática regular de exames médicos, uma dieta balanceada, a prática regular de atividades físicas, o consumo adequado de água e a busca por equilíbrio emocional, aliados a hábitos de higiene, são pilares fundamentais nesse processo.
Observe as imagens a seguir para responder às questões 1 e 2:
QUESTÃO 1
Podemos afirmar corretamente que é representado pela imagem de letra
(A) “A” o sistema circulatório.
(B) “B” o sistema respiratório.
(C) “C” o sistema digestório.
(D) “D” o sistema urinário.
QUESTÃO 2
Escolha um dos sistemas da imagem. Depois, escreva o seu nome, a letra correspondente e o nome de um órgão que o compõe.
QUESTÃO 3
Você aprendeu que o sistema digestório e respiratório possuem um órgão em comum.
A) Qual é o nome desse órgão?
B) Qual estrutura relacionada a esse órgão evita engasgamentos? Por qual motivo?
QUESTÃO 4
Como visto na questão anterior, os sistemas atuam de maneira integrada. Explique essa afirmação, usando o sistema circulatório como exemplo.
QUESTÃO 5
Você já pensou sobre a relação existente entre a ingestão de água e a nossa saúde? Leia o infográfico e o texto abaixo, adaptado da Revista Superinteressante.
Médicos recomendam a ingestão de água para pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite, devido à perda de água durante a respiração. Pacientes com doenças respiratórias esforçam-se mais para absorver oxigênio, resultando em maior perda de água. Isso pode levar ao ressecamento e endurecimento do muco (“catarro”) nos pulmões, dificultando a respiração. O uso de inalador ou, na ausência dele, beber bastante líquido é aconselhado para hidratar os brônquios e dissolver esse muco.
DA REDAÇÃO (adaptado). Precisamos de água para respirar melhor. Super Interessante. Disponível em https://super.abril.com.br/saude/precisamos-de-agua-para-respirar-melhor. Acesso em 22/02/2024.
Muitos nutricionistas e profissionais da saúde têm indicado a quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente. Para tal, é necessário multiplicar a massa corporal (em quilogramas) por 3,5. O resultado corresponde a quantos mililitros (mL) de água são necessários para o bom funcionamento do corpo do indivíduo em questão.
A) Calcule quantos mililitros (mL) de água você deve ingerir diariamente.
B) Considerando que muitos copos têm capacidade para 300mL de líquido, calcule quantos copos de água você deve ingerir diariamente, de acordo com o cálculo feito na questão anterior.
C) Com a medida de copo utilizada na questão B, algum copo não ficaria completo? Caso positivo, ele ficaria com quantos mL?
SAIBA MAIS
Você já doou ou recebeu sangue? Amparado por Lei, esse ato deve ser voluntário, não remunerado; e o sangue não pode ser comercializado. Você sabia disso? Para aprender mais sobre o sangue e a sua doação, assista ao vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0315) Compreender a importância dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário, reconhecendo que nenhum é capaz de atuar sozinho e refletindo sobre a relação sistêmica entre eles. (EJACI0316) Perceber que há um sistema que faz a distribuição do sangue por todo o corpo, com participação de vários órgãos e estruturas. (EJACI0319) Compreender a importância do sistema digestório para a transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. (EJACI0320) Compreender o sistema respiratório como sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. (EJACI0321) Compreender a importância do sistema urinário para a garantia da manutenção do equilíbrio interno do nosso corpo. (EJACI0322) Conhecer estratégias e cuidados com os sistemas do corpo humano, a fim de garantir e manutenção da saúde. (EJAMA0522) Resolver situações-problema que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos do cotidiano ou de outras áreas do conhecimento. |
Referências | BRASIL. Governo Federal reforça importância da doação de sangue. Governo do Brasil. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/11/governo-federal-reforca-importancia-da-doacao-de-sangue#:~:text=O%20sangue%20doado%20%C3%A9%20utilizado,de%20urg%C3%AAncias%2C%20emerg%C3%AAncias%20e%20calamidades>. Acesso em 22/02/2024. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>. Acesso em 22/02/2024. GOIÁS. Requisitos Básicos Para Doação de Sangue. Hemocentro de Goiás. Disponível em <http://hemocentro.org.br/>. Acesso em 22/02/2024. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. SÃO PAULO. Estudantes. Pró Sangue Hemocentro de São Paulo. Disponível em <http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/estudantes.html>. Acesso em 22/02/2024. |