Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As rochas são agregados naturais de minerais, cuja origem principal relaciona-se ao manto terrestre. São bastante presentes em nossas vidas, seja nas paisagens; em nossas casas e escola, compondo pisos e bancadas; ou mesmo no solo, que é o resultado do desgaste que ocorre ao longo do tempo, por ações naturais e/ou humanas.
Vamos responder algumas questões?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/12/landscape-nature-rock-wilderness-mountain-desert-1144529-pxhere.com_-e1670372680438.jpg)
QUESTÃO 1
Leia a tirinha abaixo:
Os dinossauros habitaram a Terra na Era Mezozoica e foram extintos há cerca de 66 milhões de anos. Muito do que sabemos sobre eles relaciona-se aos fósseis que foram e ainda são encontrados em todo o mundo. Fósseis são comumente encontrados em:
A) Rochas magmáticas.
B) Rochas metamórficas.
C) Rochas ígneas.
D) Rochas sedimentares.
QUESTÃO 2
As rochas ígneas, também chamadas de magmáticas, são aquelas cuja origem se deu pelo resfriamento do magma terrestre. Elas são categorizadas em rochas ígneas vulcânicas (ou extrusivas) e rochas ígneas plutônicas (ou intrusivas). Explique as características de ambas, citando um exemplo para cada uma delas.
QUESTÃO 3
O mármore é uma rocha resistente, clara e também cara, ao compararmos o valor dela em relação a outras rochas, como por exemplo o calcário, que é a rocha da qual ela é proveniente. Explique o porquê do mármore ser uma rocha de alto custo, relacionando ao seu processo de formação.
QUESTÃO 4
O Projeto de Lei (PL) nº 191/2020 visa à regulamentação da mineração em terras indígenas.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/12/52020433971_38f0845917_k-e1670373635115.jpg)
O que você pensa a respeito disso? Quais são os argumentos favoráveis e desfavoráveis ao referido PL? Como os povos indígenas de áreas que podem ser afetadas têm se posicionado, e por qual motivo? Pesquise, estude e faça em seu caderno um levantamento de tais informações em forma de tópicos, para que seja realizado, em sala de aula, um debate sobre o tema.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/
SAIBA MAIS
No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia apresentará a você alguns conceitos referentes às rochas, minerais e minérios. Vamos assistir?
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0523) Distinguir e classificar as rochas quanto à sua origem nos diferentes períodos geológicos. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0539) Debater temas relacionados à reivindicação social. |
Referências | BRASIL. Minerais. Geociências – USP. Disponível em <https://didatico.igc.usp.br/minerais/>. Acesso em nov. 22. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. PERNAMBUCO. Minério. Agência Nacional de Mineração. Disponível em <https://www.dnpm-pe.gov.br/Detalhes/Minerio.htm>. Acesso em nov. 22. |