You are currently viewing Ciências da Natureza – Rochas

Ciências da Natureza – Rochas

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. CC0 Domínio público. Panorama. PxHere. Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1144529. Acesso em 09/08/2024.

ROCHAS

As rochas são agregados naturais de minerais formados, especialmente, do magma do manto terrestre. No cotidiano, estamos constantemente interagindo com diferentes tipos de rochas, muitas vezes sem nos darmos conta. A cerâmica das nossas casas, os vidros das janelas e até as mesmas mobílias de cozinha, como facas e panelas, possuem componentes compostos de rochas e minerais. O conhecimento sobre as rochas também é aplicado na exploração de recursos minerais, que são fundamentais para uma economia global. Minérios como ferro, ouro e cobre, extraídos de rochas, são usados ​​na fabricação de diversos produtos que fazem parte do nosso dia a dia.

Existem três principais tipos de rochas: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas. Cada uma delas possui características e processos de formação próprios. As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento e solidificação do magma, proveniente do interior da Terra. Quando o magma esfria lentamente no interior da crosta terrestre, ele forma rochas ígneas intrusivas, como o granito, que é amplamente utilizado na construção civil e em bancadas de cozinha devido à sua durabilidade e estética. Quando o magma esfria rapidamente na superfície, ele forma rochas ígneas extrusivas, como o basalto, que podemos encontrar em algumas calçadas.

As rochas sedimentares, por sua vez, resultam da compactação e cimentação de sedimentos. Eles são fragmentos de outras rochas, minerais e até mesmo detritos de animais. Esse processo pode levar milhões de anos e é facilitado pela ação da água, vento e gelo. Um exemplo clássico de rocha sedimentar é o calcário, frequentemente utilizado na produção de cimento. O arenito, outra rocha comum, é utilizado na construção de edifícios e na pavimentação de estradas. No Brasil, muitas formações sedimentares são ricas em fósseis, fornecendo informações importantes sobre a história da vida na Terra. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, organismos mortos podem ser rapidamente cobertos por camadas de sedimentos, protegendo-os da decomposição e permitindo a fossilização.

As rochas metamórficas são originadas a partir de rochas preexistentes que sofrem transformações devido a altas pressões e temperaturas. Essas condições extremas alteram a estrutura e a composição mineralógica das rochas originais. Assim, novas rochas são formadas, com características específicas. O mármore, derivado do calcário, é amplamente utilizado em esculturas e na construção civil pela sua beleza e durabilidade. Já o gnaisse é bastante utilizado em pavimentações, e também como material de construção.

Na construção de túneis e barragens, é fundamental entender o tipo de rocha presente para garantir a estabilidade e segurança das estruturas. Além disso, o estudo das rochas sedimentares e seus fósseis pode revelar informações valiosas sobre o clima e os ambientes mais antigos da Terra, auxiliando na compreensão das mudanças climáticas atuais.

QUESTÃO 1

Leia as informações a seguir:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Dinossauros. Canva. Criada em 09/08/2024.

Fósseis são predominantemente encontrados em rochas

(A) magmáticas.

(C) ígneas.

(B) metamórficas.

(D) sedimentares.

QUESTÃO 2

As rochas ígneas, também chamadas de magmáticas, são aquelas cuja origem se deu pelo resfriamento do magma terrestre. Elas são categorizadas em rochas ígneas vulcânicas (ou extrusivas) e rochas ígneas plutônicas (ou intrusivas). Explique as características de ambas, citando um exemplo para cada uma delas.

QUESTÃO 3

O mármore é uma rocha resistente, de cor clara. Ao compararmos o valor dela em relação a outras rochas, como por exemplo o calcário, ela tem maior custo. Explique o porquê do mármore ser uma rocha mais cara que o calcário, mesmo sendo originária dele. Não se esqueça de relacionar a sua resposta ao seu processo de formação.

QUESTÃO 4

A principal característica que diferencia as rochas ígneas extrusivas das intrusivas é a/o

(A) processo de resfriamento.
(B) composição dos minerais.
(C) presença de matéria orgânica.
(D) localização na crosta terrestre.


SAIBA MAIS

No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia apresentará a você alguns conceitos referentes às rochas, minerais e minérios. Vamos assistir?

Canal Mariana Araguaia. Rochas, minerais e minérios. Disponível em <https://youtu.be/exxvOGY1ROE>. Acesso em nov. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0421) Distinguir e classificar os tipos de rochas quanto à sua origem e formação geológica.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://tinyurl.com/mvwk5ppe>. Acesso em 16/04/2024.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.