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Ciências da Natureza – Reprodução dos seres vivos

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. KAULITZKI, Sebastian; SCIENCE Photo Library. Human embryo at week 5, illustration. Canva. Download em 03/07/2024.

REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS

Desconsiderando os tabus e contextos culturais, é inegável que a reprodução é essencial para a existência das espécies que habitam a Terra. Isso porque, sem ela, não seria possível que populações se mantivessem ao longo do tempo, por não haver novas gerações em um contexto em que a morte é um fenômeno ao qual todos os seres vivos estão submetidos. 

Existem dois tipos principais de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a fusão de células reprodutivas, chamadas gametas, geralmente de dois indivíduos diferentes. Em seres humanos, por exemplo, isso se traduz na união de espermatozoides e ovócitos. No sistema reprodutor feminino, os principais órgãos incluem os ovários, onde ovócitos são produzidos; as tubas uterinas, onde ocorre a fecundação; o útero, onde o embrião se desenvolve; e a vagina, que é o canal pelo qual os gametas masculinos adentram o corpo feminino e é também um canal para o parto. No sistema reprodutor masculino, os testículos produzem espermatozoides que são transportados através dos ductos deferentes até serem ejaculados através do pênis. 

A reprodução sexuada propicia a variabilidade genética, ou seja: dela, são formados indivíduos com metade das informações genéticas que vêm do gameta masculino, e outra metade do gameta feminino, que passam por recombinação. Por esse motivo é que parecemos com nossos pais e irmãos biológicos, mas não somos idênticos. A exceção é em caso de gêmeos univitelinos, formados a partir da fecundação de um único espermatozoide com um único ovócito.

A variabilidade genética é muito importante para a adaptação e sobrevivência das espécies, pois evita que uma população inteira seja exterminada em situações extremas, como catástrofes naturais ou mesmo uma infecção. Isso porque, nessa população, haverá aqueles geneticamente mais resistentes e aqueles menos resistentes, permitindo com que alguns sobrevivem, reproduzam, e mantenham aquela espécie. Essa é a principal vantagem evolutiva da reprodução sexuada.

A polinização é um processo fundamental para a reprodução das plantas com flores: as Angiospermas. Nela, o vento, água e até mesmo animais, como abelhas, morcegos e borboletas; propiciam o encontro do gameta masculino com o feminino. Temos como resultado desse encontro, a fecundação com a consequente formação de frutos e de sementes. Os frutos, oriundos do ovário fecundado da flor, protegem as sementes. Das sementes, novas plantas são formadas. Aproximadamente 75% das culturas alimentares dependem da polinização feita por animais. Eles também ajudam na disseminação das sementes, permitindo que as plantas colonizem novos ambientes.

Na reprodução assexuada, novos indivíduos são formados sem que haja a necessidade de dois indivíduos. Assim, resulta em descendentes geneticamente idênticos ao genitor. Organismos unicelulares, como as bactérias,  são exemplos clássicos deste tipo de reprodução. Outros incluem as estrelas-do-mar, que se reproduzem por fragmentação; e várias espécies de plantas que se reproduzem por mudas, em processo chamado de propagação vegetativa).

A reprodução, portanto, é um fenômeno que abrange desde a biologia celular até as grandes interações ecológicas. Aliás, você sabia que os morcegos são grandes polinizadores e disseminadores das sementes do pequizeiro?



De forma geral, os órgãos que compõem os sistemas humanos, no homem e na mulher, não se diferenciam. O mesmo não acontece em relação aos sistemas reprodutores masculino e feminino.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Sistemas genitais. Canva. Criado em 03/07/2024.

QUESTÃO 1

A estrutura na qual os espermatozoides são produzidos é chamada de

(A) pênis.
(B) uretra.
(C) testículo.
(D) escroto.

QUESTÃO 2

Às vezes utilizadas como sinônimas, as palavras “esperma” e “espermatozoide” fazem referência a componentes diferentes. Explique a diferença entre eles.

QUESTÃO 3

A fecundação ocorre no corpo feminino, especificamente na(no)

(A) vagina.
(B) útero.
(C) ovário.
(D) tuba uterina.

QUESTÃO 4

A espécie humana se reproduz de forma sexuada, com fecundação interna e desenvolvimento direto.

A) O que cada termo em negrito significa?

B) Em qual região do sistema reprodutor feminino o bebê se desenvolve?

QUESTÃO 5

Analise as frases a seguir, sobre a reprodução assexuada e sexuada:

1 – Uma das vantagens da reprodução assexuada é a variabilidade genética.
2 – Da reprodução assexuada, tem-se uma quantidade maior de indivíduos.
4 – A reprodução por meio de sementes é do tipo assexuada.
8 – A reprodução sexuada é quando ocorre a cópula entre macho e fêmea.
16 – Na reprodução sexuada, há a união de células reprodutivas (gametas).

O somatório das frases corretas corresponde a

(A) 2 + 4 = 6.
(B) 1 + 8 = 9.
(C) 4 + 8 = 12.
(D) 2 + 16 = 18.


SAIBA MAIS

Será que todas as espécies do reino animal se reproduzem como a nossa? A resposta é não! No vídeo da professora Mariana Araguaia, temos um exemplo: o dos anfíbios anuros. Vamos conhecer essas curiosidades?

Canal Mariana Araguaia. “Reprodução dos anfíbios anuros”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em set. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0513) Compreender a reprodução dos seres vivos e distinguir as reproduções sexuada e assexuada.(EJACI0514) Compreender a importância  da polinização e da disseminação de sementes.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.