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Ciências da Natureza: PIRÂMIDE ALIMENTAR

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Você com certeza já ouviu falar sobre a pirâmide alimentar, não é mesmo?! Mas você sabe qual é a sua função? Não?! Então fique ligado na nossa videoaula de hoje, pois vamos conhecer melhor essa representação gráfica e entender como ela pode nos auxiliar na busca por uma alimentação saudável.

Fonte: pixabay

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PIRÂMIDE ALIMENTAR

5ª série – Eja – Ciências da Natureza – Aula 13 – PIRÂMIDE ALIMENTAR

Na videoaula acima aprendemos que a pirâmide alimentar compreende uma representação gráfica que reúne informações acerca dos grupos de alimentos presentes na vida cotidiana. Ela tem como objetivo garantir o bem-estar nutricional de toda a população, sobretudo com informações acerca do quantitativo recomendado de cada tipo de alimento.

Entendemos que há vários tipos de pirâmides alimentares, sendo que no Brasil, a primeira foi elaborada em 1999, tendo recebido diferentes reestruturações ao longo do tempo. As regiões apresentam variação na dieta alimentar, o que impulsiona a variação dessa representação, bem como sua modificação. Portanto, consideramos nos nossos estudos a pirâmide reconstruída por Philippi, baseada em uma dieta de 2000 quilocalorias, que agrupa os alimentos em oito grupos, distribuídos, por sua vez, em quatro níveis, que são: primeiro nível – cereais, tubérculos e raízes; segundo nível – hortaliças e frutas; terceiro nível – leite e derivados, carnes, ovos, leguminosas e oleaginosas; quarto nível – óleos e gorduras, açúcares e doces. 

Compreendemos que não é função da pirâmide alimentar apresentar uma dieta a ser seguida, mas orientar acerca do consumo de diferentes alimentos.

ATIVIDADE 1

Pare e pense! Você está lendo a revista fictícia “Vida e Saúde” e se depara com a reportagem intitulada “Pirâmide Alimentar Indica Dieta Milagrosa”. Mesmo sem ler a matéria você detecta um erro nessa afirmativa e, por isso, escreverá uma carta do leitor que mandaria aos editores da revista, no seu caderno de Ciências. O objetivo da sua carta é pontuar a função da pirâmide alimentar e romper com a ideia de que ela apresenta uma dieta. Além disso, vale pontuar sobre os riscos de dietas milagrosas.

Lembre-se: A carta do leitor deve ser objetiva e reiterar seu posicionamento acerca da reportagem presente na revista. Não existe um modelo específico para as cartas de leitores e há veículos que publicam trechos ou a íntegra, conforme a repercussão do assunto. Com o aumento da leitura pela Internet, jornais e revistas eletrônicas direcionam espaço específico no projeto gráfico para comportar as cartas do leitor. Alguns, contudo, informam a moderação, que consiste na publicação de material que não ofenda a coletividade, como palavras de baixo calão e ataques a grupos ou pessoas específicas.


Referencial BibliográficoPHILIPPI, S. T.; LATTERZA, A. R.; CRUZ, A. T. R.; RIBEIRO, L. C. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, v. 12, n. 01, p. 65-80, 1999.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a preservação de doenças.
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).