You are currently viewing Ciências da Natureza – ÓRGÃOS DOS SENTIDOS: RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE

Ciências da Natureza – ÓRGÃOS DOS SENTIDOS: RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  6ª Série da Eja.

Você já parou para pensar em quantas coisas diferentes o nosso corpo é capaz de realizar? E ainda, que podemos apreender o ambiente ouvindo, cheirando, vendo, tateando e sentido sabores? Não?! Então fique ligado na nossa aula de hoje que vamos falar sobre os órgãos dos sentidos, que são responsáveis por captar informações do ambiente que nos circunda.

Fonte: MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ÓRGÃOS DOS SENTIDOS: RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE

6ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 9 – ÓRGÃOS DOS SENTIDOS: RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE

Na videoaula de hoje apreendemos que os seres humanos possuem cinco sentidos, sendo eles: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que realizam a captação de imagens, sons, sabores, odores e toque. É essa percepção do ambiente através dos sentidos que possibilita a nossa sobrevivência.

Entendemos que o processo de captação das informações do ambiente ocorre através de receptores sensoriais, os quais recebem o estímulo e o transformam em impulso nervoso, que é interpretado pelo sistema nervoso. Ao processar no cérebro a informação, ela é interpretada e, consequentemente, há uma resposta do corpo aos estímulos do meio ambiente. Os receptores sensoriais podem ser classificados em: quimiorreceptores – captam estímulos químicos; fotorreceptores – captam estímulos luminosos; mecanorreceptores – apreendem estímulos de movimento, pressão e som. 

Compreendemos que para o pleno funcionamento do corpo e interação com o ambiente, os órgãos dos sentidos atuam de forma integrada, sendo eles: 

  • Visão – é o sentido responsável pela captação dos estímulos luminosos, sendo o órgão que realiza esse movimento o olho;
  • Audição – é o sentido que atua na apreensão de ondas sonoras. A orelha é o órgão responsável por esse sentido;
  • Paladar – é o sentido responsável por apreender os sabores dos alimentos, sendo possível pela presença das papilas gustativas, sobretudo na língua;
  • Olfato – é o sentido que realiza a captação das partículas presentes no ar, oportunizando que o ser humano sinta diferentes odores. O nariz é o órgão responsável por esse sentido. É importante mencionar que paladar e olfato estão relacionados intimamente, o que faz com que durante uma gripe não consigamos sentir os sabores normalmente;
  • Tato – é o sentido do corpo humano que realiza a captação de estímulos táteis, através dele conseguimos sentir pressão, dor e até mesmo as variações de temperatura do meio ambiente. Diferente dos demais órgãos dos sentidos nós não o encontramos em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões de pele, esta última que constitui o maior órgão do corpo humano.

ATIVIDADE 1

(UEL, 1998) No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:

a) propriorreceptores.

b) mecanorreceptores.

c) quimiorreceptores.

d) fotorreceptores.

e) termorreceptores.

ATIVIDADE 2

Observe abaixo a charge “Poluição Sonora no Trânsito” do site Arionauro Cartuns:

Fonte: < http://www.arionaurocartuns.com.br/search/label/celular>.

Agora, leia o texto “Consequências da poluição sonora, uma inimiga urbana”, disponibilizado no link:

https://www.abbottbrasil.com.br/corpnewsroom/nutrition-health-and-wellness/as-consequencias-da-poluicao-sonora–uma-inimiga-urbana.html

Por fim, realize a produção de um texto em versos e com rima, retratando a relação entre órgãos dos sentidos e poluição sonora, bem como as consequências desse fenômeno social à saúde humana. Dessa forma, esperamos oportunizar a discussão em diferentes espaços sociais. Bom trabalho!

LEMBRE-SE! Verso é cada uma das linhas que formam uma estrofe de um poema. Rimas são palavras que combinam entre si, onde, geralmente, em suas terminações possuem repetições de sons vocais e/ou consonantais.


Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0518) Definir as funções dos órgãos dos sentidos, sua interação com o ambiente e relacionar as patologias.
Língua Portuguesa(EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo.