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Ciências da Natureza – Órgãos dos sentidos

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. ARAGUAIA, Mariana. Órgãos dos sentidos. Canva. Criado em 18/9/2024.

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

A complexidade do corpo humano se revela nas múltiplas interações entre seus sistemas, permitindo que as experiências sensoriais se transformem em respostas motoras precisas. Os órgãos dos sentidos – olhos, ouvidos, nariz, língua e pele – atuam como pontes entre o ambiente externo e o sistema nervoso central, resultando em respostas motoras adequadas às situações vivenciadas. Cada um deles possui receptores especializados que captam estímulos específicos e os convertem em sinais elétricos, que são então direcionados ao sistema nervoso central para processamento. 

Nossos olhos, por exemplo, utilizam fotorreceptores na retina para transformar a luz em impulsos nervosos que o cérebro interpreta como imagens, viabilizando a visão. O nariz, através de receptores olfativos, identifica moléculas de aromas, permitindo o sentido do olfato. Na língua, as papilas gustativas são responsáveis ​​por detectar sabores, fundamentais para o paladar. A pele, sendo a maior parte do corpo, é equipada com receptores que detectam toques, pressão, dor e temperatura, contribuindo para o sentido do tato e proporcionando informações cruciais sobre o ambiente físico ao nosso redor. Além disso, os ouvidos captam ondas sonoras através de células ciliadas localizadas no ouvido interno, convertendo-os em sinais que o cérebro interpreta, sendo essenciais para o sentido da audição.

A interação entre esses órgãos e o nosso sistema nervoso é evidente em um passeio por uma rua movimentada. Enquanto os olhos identificam obstáculos e a pele sente a temperatura, os ouvidos captam os sons ao redor. O cérebro processa todas essas informações quase instantaneamente, enviando comandos através do sistema nervoso para os músculos do sistema locomotor, permitindo que desviemos de obstáculos, coloquemos ou retiremos um casaco conforme a temperatura ou paremos ao ouvir um som de alerta.

Um exemplo cotidiano é quando tocamos acidentalmente uma superfície quente. A pele envia rapidamente um sinal para a medula espinal, que responde enviando um comando para os músculos retirarem a mão, evitando danos maiores. Esse reflexo rápido destaca a conexão crítica entre a percepção sensorial e a resposta motora, mediada pela medula espinal antes mesmo do cérebro processar a dor.

Doenças como o diabetes podem afetar tanto os nervos sensoriais quanto os motores, resultando em uma condição conhecida como neuropatia diabética. Neste caso, a diminuição da sensibilidade nos pés pode impedir que a pessoa sinta cortes ou feridas, que, sem tratamento adequado, podem levar a complicações graves.

Essa capacidade de resposta aos estímulos enviados pelos órgãos dos sentidos não é exclusiva dos humanos. Morcegos emitem sons ultrassônicos que, ao encontrarem um objeto, ecoam de volta e são captados por seus ouvidos: estratégia denominada ecolocalização. Essa informação é processada pelo cérebro, que rapidamente determina a localização, tamanho e até mesmo a textura do que está à sua volta. Botos-cor-de-rosa também podem se utilizar de mecanismos semelhantes para desviar de galhos de árvores e outros obstáculos formados por inundações sazonais.

QUESTÃO 1

Para cada exemplo a seguir, preencha os parêntesis com “A” para audição, “G” para gustação, “O” para olfato, “T” para tato; e, “V” para visão:

( ) Responsável por detectar um vazamento de gás em casa
( ) Percepção da ausência de sal no prato do jantar.
( ) Identificar um amigo pelo som de sua voz em uma sala cheia.
( ) Percepção do semáforo de trânsito que muda de cor.
( ) Sentido especialmente usado para ler um livro em Braille.

O preenchimento correto dos parêntesis é, respectivamente

(A) V, T, A, O e G.
(B) G, O, T, V e A.
(C) A, G, O, T e V.
(D) O, G, A, V e T.

QUESTÃO 2

Crie uma situação cotidiana envolvendo simultaneamente a interação entre cada um dos órgãos dos sentidos e o sistema nervoso central.

QUESTÃO 3

Enquanto preparava um churrasco para os amigos, João acidentalmente tocou diretamente na grelha quente. Continuamente, _______________ desencadeou/desencadearam a retirada rápida da mão, enquanto _______________  rapidamente avaliou a gravidade da queimadura e ponderou se precisaria de cuidados médicos, tudo isso enquanto ele continuava a comandar a churrasqueira.

Respectivamente, expressões corretas para cada uma das linhas é

(A) “o seu cérebro” e “a medula espinal”.

(B) “a medula espinal” e “o seu cérebro”.

(C) “os músculos da mão” e “o cérebro”.

(D) “a medula espinal” e “os neurônios”.

QUESTÃO 4

Aponte e discuta as barreiras que as pessoas com deficiências visuais ou auditivas enfrentam em ambientes públicos não adaptados, assim como as soluções que podem facilitar a acessibilidade e a inclusão.

QUESTÃO 5

Leia atentamente o texto abaixo:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Deficiência visual. Canva. Criado em 18/9/2024.

A técnica utilizada por pessoas com deficiência visual, descrita no texto, é o uso do(s)/da(s)

(A) audição e tato.
(B) paladar e tato.
(C) olfato e audição.
(D) geolocalização.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0416) Compreender as funções e relações entre o sistema nervoso e órgãos dos sentidos, bem como as interações entre as coordenações motoras e sensoriais.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://tinyurl.com/mvwk5ppe>. Acesso em 16/04/2024.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.