Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As transformações físicas e as transformações químicas são fenômenos extremamente importantes para o funcionamento do nosso organismo, assim como nas dinâmicas do nosso planeta envolvendo seres vivos e também não vivos. Um bom exemplo é a transformação química que ocorre no processo de fotossíntese, em que água, gás carbônico e a energia luminosa dão origem a água, gás oxigênio e glicose: matérias-primas da energia.
Vamos responder algumas questões?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/Fotossintese-e1665395640490.jpg)
QUESTÃO 1
- Pedro Henrique, para preparar um bolo amanhã, resolveu separar os seguintes ingredientes: açúcar, ovos, manteiga, farinha de trigo, leite e fermento. Sobre isso, marque V para verdadeiro e F para falso.
A ( ) Sem querer, Pedro Henrique deixou cair um dos ovos no chão. A transformação que esse ingrediente sofreu foi do tipo química.
B ( ) O bolo, pronto, sofre uma transformação física.
C ( ) Na falta do fermento, Pedro Henrique utilizou bicarbonato de sódio. Tal substância, misturada com vinagre, resulta em uma transformação química.
D ( ) Ao lavar todos os materiais utilizados, Pedro Henrique verificou que a esponja de aço estava oxidada. Significa que houve uma transformação física.
- Agora, corrija as alternativas nas quais você marcou “F”.
QUESTÃO 2
Todas as transformações físicas são reversíveis? E as transformações químicas? Utilize-se de exemplos para embasar sua resposta.
QUESTÃO 3
No processo digestório, ocorrem transformações químicas e físicas. Leia sobre os eventos que acontecem na boca:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/digestao-boca-e1665396308393-1024x136.png)
A) Em qual ou quais situações, citadas no texto, ocorrem transformações físicas?
B) Em qual ou quais situações, citadas no texto, ocorrem transformações químicas?
QUESTÃO 4
Na natureza ocorre uma transformação química extremamente importante, realizada especialmente pelos fungos e bactérias. Qual é o nome desse fenômeno? Quais pistas nos indicam que, de fato, é um fenômeno químico?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/
SAIBA MAIS
Que tal revisar os conceitos aprendidos e conhecer alguns exemplos de reações físicas e químicas? Assista abaixo ao vídeo da professora Mariana Araguaia!
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0506) Diferenciar transformação física de transformação química, apontar evidências de reações reversíveis e irreversíveis, utilizando situações cotidianas e modelos explicativos. (EAJACI0507) Observar transformações físico-químicas, identificar os reagentes e os produtos e identificar as evidências das transformações. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |