Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
CIRCUITOS ELÉTRICOS
Os circuitos elétricos são a base do funcionamento de muitos equipamentos que utilizamos regularmente, como lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Eles possuem alguns componentes básicos:
- Gerador: responsável por fornecer energia ao circuito, impulsionando os elétrons a se moverem através do circuito.
- Resistor: controla a quantidade de corrente elétrica que passa pelo circuito, garantindo que a energia seja utilizada de maneira eficiente.
- Chave: permite fechar ou abrir o circuito. No primeiro caso, a corrente flui e, naquele, o circuito é interrompido. Isso é o que nos permite ligar e desligar dispositivos com facilidade.
- Condutor: componente fundamental, pois permite que os elétrons se movam de um ponto a outro do circuito. Em outras palavras, os condutores são os caminhos pelos quais a eletricidade pode fluir.
De forma simplificada, podemos dizer que, quando ligamos a chave, fechamos o circuito, permitindo que a eletricidade flua do gerador, passe pelo condutor e alcance o resistor. Este pode ser uma lâmpada, fazendo com que ela acenda; a resistência de um chuveiro elétrico, aquecendo a água, etc.
Os metais, como o cobre e o alumínio, são excelentes condutores de eletricidade. Isso porque os elétrons não estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos. Por outro lado, materiais como o plástico e a borracha são exemplos de isolantes. Eles não permitem que os elétrons passem com facilidade, o que é essencial para garantir a segurança em circuitos elétricos, evitando curtos-circuitos e choques elétricos.
Os fenômenos elétricos relacionam-se ao movimento ordenado de partículas negativas, chamadas elétrons, que compõem a matéria-prima de tudo o que existe: os átomos. É por meio de circuitos elétricos que esses elétrons livres, de forma ordenada, se movimentam em uma mesma direção e sentido. Observe a imagem de um circuito elétrico, a seguir, para responder às questões 1, 2 e 3.
QUESTÃO 1
Em relação ao circuito elétrico apresentado na imagem 1, podemos identificar que
(A) o resistor é a lâmpada, a chave é o interruptor e o condutor é a pilha.
(B) o resistor é a pilha, a chave é a lâmpada e o gerador é o fio de cobre,
(C) o condutor é o fio, a chave é o interruptor e o gerador é a pilha.
(D) o condutor é a lâmpada, o gerador é o interruptor e o resistor é o fio.
QUESTÃO 2
Utilizando setas, registre na imagem 1 o sentido da corrente elétrica.
QUESTÃO 3
Ao analisar a imagem 1, podemos afirmar que ela representa um circuito elétrico
(A) aberto.
(B) fechado.
(C) direto.
(D) misto.
QUESTÃO 4
João Nogueira, eletricista e estudante da oitava série da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, está em busca de uma chave teste. Veja as características e as especificações dessa ferramenta:
A Chave Teste serve para identificar qual é o Fio Fase (positivo) e qual o fio Neutro (negativo) no seu sistema elétrico. Com cabo injetado em PVC transparente e haste em aço carbono, ela faz a medição entre 100V e 500V. Mas como ele funciona? Na tomada existem dois “Furos”, um do Fio Fase e outro do Neutro. Ao colocar a chave no buraco do fio Fase, a lâmpada da chave deverá acender. Veja a seguir como usar a Chave Teste: (1) Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada; (2) Coloque o dedo na outra extremidade da chave; (3) Caso a lâmpada da Chave Teste acenda, significa que nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo), se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro (negativo) ou o fio terra.
Fonte: FEHRMANN. Chave Teste, pra que serve e como funciona? Disponível em <https://fehrmann.com.br/site/noticias/detalhes/chave-teste-pra-que-serve-e-como-funciona>. Acesso em 29/08/2023 (adaptado)
A) Por que ter haste em aço carbono é importante nessa ferramenta? Dê exemplo de outro material que poderia compor essa região da chave teste.
B) Por que o cabo em PVC é importante, na chave teste? Dê exemplo de outro material que poderia compor essa região da ferramenta.
SAIBA MAIS
O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, apresenta o porquê de algumas cidades apresentarem tensão elétrica de 110V e outras, 220V. Vamos assistir e compreender?
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0522) Analisar e problematizar o consumo de eletricidade e propor hábitos e ações sustentáveis. (EAJACI0702) Definir, caracterizar e demonstrar os circuitos elétricos com alguns dispositivos (pilha, bateria, lâmpada) presentes no cotidiano diferenciando materiais condutores e isolantes. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |