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Ciências da Natureza – O que são átomos? E elementos químicos?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A matéria é formada por partículas extremamente pequenas, chamadas átomos. Dessa maneira, podemos dizer que os átomos são a matéria-prima de tudo o que há ao nosso redor, no planeta, no Universo…! Compreender sobre ele é, de certa forma, conhecer mais sobre nós mesmos – afinal, os seres vivos são compostos por grandes quantidades de carbono (C), hidrogênio (C), oxigênio (O) e nitrogênio (N).

Vamos responder algumas questões?

Disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Tabela_Peri%C3%B3dica_de_2020.jpg/>. Acesso em mai. 2022.

QUESTÃO 1

Ao estudar sobre a matéria e os átomos, percebemos que ao longo do tempo foram propostos alguns modelos para explicar a estrutura de tais partículas, e que novos modelos podem ser propostos, de acordo com novos conhecimentos, apresentados em novas teorias científicas. Na atualidade, estudamos na perspectiva do modelo de


A) Rutherford, no qual átomos são constituídos por um núcleo com partículas de carga elétrica positiva (os prótons), com partículas de cargas negativas (os elétrons). Estas se movimentam em torno do núcleo, em uma região chamada eletrosfera.

B) Thomson, que afirma que átomos são constituídos por uma esfera positiva com cargas negativas: os elétrons.

C) Dalton, em que átomos são considerados partículas maciças e indivisíveis.

D) Rutherford-Bohr, que apresenta o átomos constituídos por um núcleo com partículas de carga elétrica positiva (os prótons) e partículas sem carga elétrica (nêutrons). Há também partículas de cargas negativas (os elétrons), que giram em torno do núcleo, em camadas de energia.

QUESTÃO 2

O flúor é encontrado especialmente em minerais, na natureza. Na vida humana, compostos que contém flúor podem ser utilizados na redução da incidência de cárie dentária, ao serem adicionados a pastas de dente e à água, nas estações de tratamento (ETA). A água potável fluoretada é capaz de reduzir cerca de 30% da incidência desse problema dentário. Abaixo, temos a representação do referido elemento químico na tabela periódica:

A) Marque com um “x” onde está situada a massa desse elemento químico.

B) Circule a informação referente à quantidade de elétrons que esse elemento químico apresenta.

C) Faça um quadrado em torno da informação referente à quantidade de prótons que esse elemento químico possui.

D) Arredondando o valor de A, de 18,998 para 19; calcule a quantidade de nêutrons dos átomos de flúor.

QUESTÃO 3

Esquematize o átomo de flúor, identificando suas duas regiões (núcleo e eletrosfera), assim como as partículas que o compõem (prótons, nêutrons e elétrons).

QUESTÃO 4

Você sabia que, na Guerra Fria, houve diversos embates que interferiram na apresentação dos elementos químicos na tabela periódica? Leia com muita atenção o texto abaixo, adaptado da Revista Ciência Hoje:

Agora que você conheceu um pouco da história dos elementos químicos de números atômicos 104,105 e 108, busque-os na tabela periódica e responda:

A) Qual é o atual nome de cada um desses elementos químicos?

  • Elemento 104:
  • Elemento 105:
  • Elemento 108:

B) Quantos nêutrons cada um deles possui? Apresente os cálculos envolvidos na sua resposta.

  • Elemento 104:
  • Elemento 105:
  • Elemento 108:

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: 
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-
didaticas-ciencias-da-natureza-8a-serie/


SAIBA MAIS

O vídeo da professora Mariana Araguaia, apresentado abaixo, ajudará você a compreender mais sobre a tabela periódica, apresentando a você três elementos químicos em especial: o carbono (C), Césio (Cs) e chumbo (Pb).

Canal Mariana Araguaia “Átomo, tabela periódica, alguns elementos químicos e meio ambiente!”. Disponível em <https://youtu.be/dF_7jMAYmWU>. Acesso em mai. 2022.


Componente curricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0801) Reconhecer a importância do conhecimento histórico sobre a evolução dos modelos atômicos, para o desenvolvimento da ciência.
(EAJACI0802) Descrever a estrutura do átomo, bem como suas características.
(EAJACI0803) Compreender o significado e a importância de elementos químicos existentes.
História(EAJAHI0873) Identificar e problematizar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.

ReferênciasBRASIL. Água fluoretada: o que se tem de evidências científicas. Saúde bucal da criança e do adolescente – UFMG. Disponível em https://www.odonto.ufmg.br/sca/noticias/agua-fluoretada-o-que-se-tem-de-evidencias-cientificas/. Acesso em ago 2022.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
Ptable. Disponível em https://ptable.com/#Propriedades. Acesso em ago 2022.
Tabela Periódicqa.org. Para que serve o flúor? Onde é encontrado? Disponível em https://www.tabelaperiodica.org/para-que-serve-o-fluor-onde-e-encontrado/. Acesso em ago 2022.