Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio é uma região na estratosfera terrestre com alta concentração de moléculas de ozônio (O₃). Situada entre 15 e 35 km acima da superfície, ela desempenha um papel essencial ao absorver a maior parte da radiação ultravioleta (UV) emitida pelo Sol, principalmente as radiações UV-B e UV-C, prejudiciais aos organismos vivos. Sem essa proteção, os raios UV atingiriam a superfície da Terra em níveis perigosos, aumentando a incidência de câncer de pele, cataratas e prejudicando diversos ecossistemas, incluindo o plâncton marinho: base da cadeia alimentar dos oceanos e grande fornecedor de gás oxigênio para o planeta.
Porém, o uso humano de substâncias como os clorofluorocarbonetos (CFCs) — encontrados em refrigeradores, aerossóis e produtos de limpeza — foi devastador para a camada de ozônio. Ao serem liberados, os CFCs alcançam a estratosfera e, ali, a radiação solar intensa quebra suas moléculas, liberando átomos de cloro. Esses átomos reagem com o ozônio, retirando um átomo de oxigênio e transformando-o em oxigênio molecular (O₂), enquanto formam o instável monóxido de cloro (ClO). O cloro, liberado novamente, pode repetir esse ciclo destrutivo, degradando milhares de moléculas de ozônio.
A destruição da camada de ozônio foi detectada nos anos 1980, quando cientistas identificaram um “buraco” sobre a Antártida, onde as baixas temperaturas permitem a formação de nuvens estratosféricas polares (PSCs). Elas facilitam a liberação de cloro em sua forma reativa, aumentando a destruição do ozônio durante a primavera antártica, quando os raios solares voltam a incidir.
O Protocolo de Montreal, assinado em 1987, é um exemplo de ação global coordenada visando à eliminação gradual das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs), como os CFCs, e seus substitutos: hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs), hidrofluorcarbonetos (HFCs), halons, brometo de metila e tetracloreto de carbono (CTC), e metilclorofórmio e hidrobromofluorcarbonos (HBFCs). Apesar desse progresso, o monitoramento da camada de ozônio ainda é necessário porque, apesar de conferirem menor impacto na camada de ozônio, também contribuem para o aquecimento global. Isso leva a novas discussões sobre o equilíbrio entre a proteção da camada de ozônio e os impactos dessas substâncias no agravamento do efeito estufa.
O equilíbrio termodinâmico da Terra, ou seja, a capacidade de manter uma temperatura constante, é também beneficiado pela camada de ozônio. Sem essa barreira, a Terra absorveria níveis muito mais altos de radiação solar, o que poderia aumentar a temperatura global e agravar o aquecimento global. A interação entre a camada de ozônio e o clima é um campo de estudo em crescimento, sugerindo que sua estabilização contribui para o controle da temperatura global.
Mesmo com os avanços, o desafio continua, exigindo vigilância e adaptação contínuas para enfrentar novos impactos ambientais relacionados ao desenvolvimento humano e às mudanças climáticas.
QUESTÃO 1
A importância da camada de ozônio para a proteção da vida no planeta Terra é que ela
(A) absorve a radiação infravermelha, impedindo o aumento da temperatura global do planeta.
(B) reflete os raios solares, mantendo o planeta mais frio e protegendo a biodiversidade.
(C) bloqueia a radiação ultravioleta, prevenindo o câncer de pele e desequilíbrios ambientais.
(D) retém o dióxido de carbono na atmosfera, evitando a dispersão desse gás para o espaço.
QUESTÃO 2
Uma das principais fontes de substâncias destruidoras da camada de ozônio é a/o
(A) emissão de dióxido de carbono em veículos
(B) combustão de carvão em usinas termelétricas.
(C) produção de gás metano pela agricultura.
(D) uso de CFCs em refrigeradores e aerossóis.
QUESTÃO 3
Leia o trecho abaixo da música “Fábrica”, da banda Legião Urbana:
“De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?O céu já foi azul, mas agora é cinza
E o que era verde aqui já não existe mais
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada
De tanto brincar com fogo
Que venha o fogo entãoEsse ar deixou minha vista cansada”
Compositor: Renato Junior Manfredini
A música Fábrica explora o cotidiano dos trabalhadores nas indústrias e os desafios impostos pelo crescimento industrial. Considerando essa perspectiva, discuta de que forma a busca por produção e lucro nas fábricas pode estar associada aos danos ambientais, como a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global, e como esses danos afetam as populações em situação de vulnerabilidade.
QUESTÃO 4
Observe a imagem a seguir, representando as camadas da atmosfera.
A região na qual se encontra a camada de ozônio é a
(A) troposfera.
(B) estratosfera.
(C) mesosfera.
(D) termosfera.
QUESTÃO 5
Imagine que a camada de ozônio desapareça completamente. Quais seriam as consequências para a saúde humana e para o meio ambiente com a exposição direta e intensa à radiação UV?
QUESTÃO 6
O tratado internacional que buscou eliminar gradualmente as substâncias que destroem a camada de ozônio chama-se
(A) Protocolo de Kyoto.
(B) Acordo de Paris.
(C) Convenção de Estocolmo.
(D) Protocolo de Montreal.
QUESTÃO 7
Além da destruição da camada de ozônio, os substitutos dos CFCs, como os HCFCs e HFCs, também contribuem para a/o
(A) aumento da acidez dos oceanos.
(B) efeito de resfriamento da Terra.
(C) aumento do aquecimento global.
(D) redução do efeito estufa.
QUESTÃO 8
Considerando o aumento da radiação UV devido à redução da camada de ozônio, discuta por que a ameaça ao plâncton representa um risco significativo para a vida na Terra e para os ecossistemas marinhos.
SAIBA MAIS
Que tal saber mais sobre o gás ozônio, CFCs e atmosfera em geral? No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia relaciona os principais gases encontrados na atmosfera ao efeito estufa, apontando os fatores que influenciam na sua intensificação: o chamado efeito estufa.
Autoria | Prof.ª Mª Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0519) Reconhecer a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida no planeta. |
Referências | ASSESSORIA de Comunicação do MMA. Brasil aprova última etapa de programa para eliminação de substâncias destruidoras da camada de ozônio. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Disponível em <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/noticias/brasil-aprova-ultima-etapa-de-programa-para-eliminacao-de-substancias-destruidoras-da-camada-de-ozonio>. Acesso em 13/11/2024. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. MINISTÉRIO do Meio Ambiente. A Camada de Ozônio. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio.html#:~:text=Seus%20principais%20inimigos%20s%C3%A3o%20produtos,da%20Camada%20de%20Oz%C3%B4nio%20%2D%20SDOs>. Acesso em 13/11/2024. ______. Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs – PBH. MMA. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/acoes-brasileiras-para-protecao-da-camada-de-ozonio/programa-brasileiro-de-eliminacao-dos-hcfcs-pbh.html>. Acesso em 13/11/2024. ______. Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/item/581-subst%C3%A2ncias-destruidoras-da-camada-de-oz%C3%B4nio.html>. Acesso em 13/11/2024. PEREIRA, Caio César. Gás que destrói a camada de ozônio diminuiu mais rápido que o esperado. Super Interessante. Disponível em <https://super.abril.com.br/ciencia/gas-que-destroi-a-camada-de-ozonio-diminuiu-mais-rapido-que-o-esperado>. Acesso em 13/11/2024. PROGRAMA das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasil recebe 36,5 milhões de dólares para ações de proteção da camada de ozônio. PNUD Brasil. Disponível em <https://www.undp.org/pt/brazil/news/brasil-recebe-365-milhoes-de-dolares-para-acoes-de-protecao-da-camada-de-ozonio>. Acesso em 13/11/2024. PROTOCOLO de Montreal. Programa Brasileiro de Eiminação dos HCFCs (PHB). Disponível em <https://www.protocolodemontreal.org.br/site/>. Acesso em 13/11/2024. |