Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A camada de ozônio confere proteção contra raios nocivos advindos do Sol, auxiliando a vida na Terra. Entretanto, ações humanas colocaram em risco esse “escudo natural”. Graças ao Protocolo de Montreal e esforços conjuntos entre os países, o cenário se tornou mais otimista. Entretanto, novas consequências e questões ambientais tornaram parte do debate.
Vamos responder algumas questões?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/ozon-4617739_960_720-e1649659448789.png)
QUESTÃO 1
Como você estudou, a camada de ozônio é muito importante para a integridade da vida no planeta Terra. Para os seres humanos, ela previne a alta incidência de câncer de pele, comprometimentos imunitários e catarata. Mediante a importância que possui, represente a camada de ozônio por meio de desenho esquemático.
QUESTÃO 2
O gás ozônio na estratosfera nos protege dos raios nocivos do Sol. Entretanto, nas regiões mais próximas à superfície da Terra, ele é considerado um poluente.
- Quais são os gases que comprometem a camada de ozônio, na estratosfera?
- Quais são as principais fontes de emissão do gás ozônio, na superfície terrestre?
QUESTÃO 3
Você estudou que o efeito estufa e o aquecimento global possuem semelhanças e diferenças entre si, já que a intensificação do efeito estufa provoca o aquecimento global. Leia e, se possível, ouça a música “Fábrica”, da banda Legião Urbana, para refletir sobre isso.
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- Por que podemos considerar que a Idade Moderna intensificou problemas ambientais, em especial aqueles relacionados à atmosfera?
- Além dos impactos ambientais, quais outros impactos se intensificaram na Idade Moderna e perduram até hoje?
- Você acha que esses impactos que você citou nos, itens A e B, estão menores, maiores ou equivalentes na atualidade? Explique sua resposta.
QUESTÃO 4
Para apresentarem ao professor e aos colegas o quanto aprenderam sobre a camada de ozônio, cada um de vocês deverá escolher uma informação sobre o tema e confeccionar digitalmente ou de forma manual um cartaz com as informações escolhidas. Veja o modelo e o exemplo a seguir:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/Modelo_-_camada-de-ozonio-e1649660042189-1024x576.png)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/Exemplo_-_camada-de-ozonio-e1649660110669-1024x576.png)
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/
SAIBA MAIS
Que tal saber mais sobre o gás ozônio, CFCs e atmosfera em geral? No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia relaciona os principais gases encontrados na atmosfera ao efeito estufa, apontando os fatores que influenciam na sua intensificação: o chamado efeito estufa.
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0602) Reconhecer a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida no planeta.(EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra. |
História | (EAJAHI0601) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. PNUD – Protocolo de Montreal. Como ocorre a destruição da Camada de Ozônio? Disponível em http://www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/site.php?secao=perguntaserespostas&pub=132. Acesso em abr. 2022. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |