You are currently viewing Ciências da Natureza – O que é a camada de ozônio e como protegê-la?

Ciências da Natureza – O que é a camada de ozônio e como protegê-la?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A camada de ozônio confere proteção contra raios nocivos advindos do Sol, auxiliando a vida na Terra. Entretanto, ações humanas colocaram em risco esse “escudo natural”. Graças ao Protocolo de Montreal e esforços conjuntos entre os países, o cenário se tornou mais otimista. Entretanto, novas consequências e questões ambientais tornaram parte do debate.

Vamos responder algumas questões?

Ozon. Disponível em <https://pixabay.com/pt/vectors/ozon-terra-o-oz%C3%B4nio-4617739>. Acesso em abr. 2022.

QUESTÃO 1

Como você estudou, a camada de ozônio é muito importante para a integridade da vida no planeta Terra. Para os seres humanos, ela previne a alta incidência de câncer de pele, comprometimentos imunitários e catarata. Mediante a importância que possui, represente a camada de ozônio por meio de desenho esquemático.

QUESTÃO 2

O gás ozônio na estratosfera nos protege dos raios nocivos do Sol. Entretanto, nas regiões mais próximas à superfície da Terra, ele é considerado um poluente.

  • Quais são os gases que comprometem a camada de ozônio, na estratosfera?
  • Quais são as principais fontes de emissão do gás ozônio, na superfície terrestre?

QUESTÃO 3

Você estudou que o efeito estufa e o aquecimento global possuem semelhanças e diferenças entre si, já que a intensificação do efeito estufa provoca o aquecimento global. Leia e, se possível, ouça a música “Fábrica”, da banda Legião Urbana, para refletir sobre isso.

  • Por que podemos considerar que a Idade Moderna intensificou problemas ambientais, em especial aqueles relacionados à atmosfera?
  • Além dos impactos ambientais, quais outros impactos se intensificaram na Idade Moderna e perduram até hoje?
  • Você acha que esses impactos que você citou nos, itens A e B, estão menores, maiores ou equivalentes na atualidade? Explique sua resposta.

QUESTÃO 4

Para apresentarem ao professor e aos colegas o quanto aprenderam sobre a camada de ozônio, cada um de vocês deverá escolher uma informação sobre o tema e confeccionar digitalmente ou de forma manual um cartaz com as informações escolhidas. Veja o modelo e o exemplo a seguir:


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/


SAIBA MAIS

Que tal saber mais sobre o gás ozônio, CFCs e atmosfera em geral? No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia relaciona os principais gases encontrados na atmosfera ao efeito estufa, apontando os fatores que influenciam na sua intensificação: o chamado efeito estufa.

Canal Mariana Araguaia. Gases atmosféricos, efeito estufa e aquecimento global. Disponível em <https://youtu.be/WeY9ZvgUXYo>. Acesso em abr. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0602) Reconhecer a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida no planeta.(EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra.
História(EAJAHI0601) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
PNUD – Protocolo de Montreal. Como ocorre a destruição da Camada de Ozônio? Disponível em http://www.protocolodemontreal.org.br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/site.php?secao=perguntaserespostas&pub=132. Acesso em abr. 2022.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.