Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os átomos, geralmente, estão na natureza combinados entre si, por meio de ligações químicas. Elas envolvem a doação, recepção ou compartilhamento de elétrons. Quanto às reações químicas, presentes em diversos fenômenos – biológicos ou não; elas formam substâncias (produtos) a partir de outras (reagentes). Para estudar sobre as ligações e reações químicas, compreender sobre a tabela periódica é muito importante, pois ela apresenta as informações referentes aos elementos químicos de forma bastante clara e organizada.
Vamos responder algumas questões?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/08/Screenshot-2022-08-26-21.19.59-e1661560401908.png)
QUESTÃO 1
A fotossíntese é um processo essencial à vida. Por meio dela, dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e energia luminosa se convertem em gás oxigênio (O2) , glicose (C6H12O6) e água (H2O). Essas três substâncias são essenciais para o fornecimento de energia aos seres vivos.
A) Localize na tabela periódica os elementos químicos que formam cada uma dessas substâncias, anotando a quantidade de elétrons que possuem em cada uma das camadas da eletrosfera.
B) Considerando a regra do octeto, esquematize a ligação química entre os átomos da molécula de dióxido de carbono, classificando-a entre ligação covalente, iônica ou metálica.
C) Considerando a regra do octeto, esquematize a ligação química entre os átomos da molécula de dióxido de carbono, classificando-a entre ligação covalente, iônica ou metálica.
D) Explique o porquê da ligação envolvendo o hidrogênio, do item anterior, pode ser considerada uma exceção à regra do octeto.
QUESTÃO 2
O cloreto de sódio (NaCl), conhecido popularmente sal de cozinha, é bastante utilizado na vida humana, em especial no preparo de alimentos. Em tempos pretéritos e até em situações específicas nos tempos atuais, a estratégia de salgar alimentos para a conservação, conferindo maior durabilidade, é uma estratégia relativamente simples e também eficaz.
A) Identifique na tabela periódica os elementos químicos que formam o cloreto de sódio. Para cada um deles, anote quantos elétrons possuem em cada uma das camadas da eletrosfera.
B) Em consonância com o que você identificou no item anterior, responda sobre cada um desses elementos químicos: ele tende a doar, receber ou compartilhar elétrons? Por qual motivo?
C) Agora, esquematize a ligação química existente entre os átomos que compõem o cloreto de sódio (NaCl).
D) No que se assemelha e no que se diferencia a ligação química que você reproduziu no item anterior e a ligação metálica? Quais fenômenos da natureza estão relacionados ao comportamento dos elementos químicos do grupo dos metais?
QUESTÃO 3
As reações químicas fazem parte do nosso cotidiano: desde aquelas que ocorrem no nosso organismo, que chamamos de metabolismo; às “misturinhas” que fazemos em casa e fenômenos da natureza diversos. Sobre ela, faça o que se pede:
A) Registre em fotografia, vídeo ou desenho esquemático uma reação química.
B) Como pode ser classificada a reação química representada por você? Explique a sua resposta.
C) O exemplo dado na questão 1 (a fotossíntese) pode ser considerado uma reação química. Quais são seus reagentes e seus produtos?
QUESTÃO 4
Em uma folha à parte, elabore um texto de divulgação científica explicando o que é a fotossíntese, a sua importância para as plantas e demais seres vivos e as ligações químicas e reações químicas relacionadas a ela. Não se esqueça que o principal objetivo dos textos de divulgação científica é informar as pessoas leigas sobre determinados assuntos. Por esse motivo, o uso de recursos visuais, como imagens e esquemas, podem favorecer significativamente a sua produção.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8a-serie/
SAIBA MAIS
O vídeo da professora Mariana Araguaia, apresentado abaixo, ajudará você a compreender mais sobre a tabela periódica, apresentando a você três elementos químicos em especial: o carbono (C), Césio (Cs) e chumbo (Pb).
Componente curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0806) Reconhecer ligações químicas, bem como apontar exemplos dessas ligações, que ocorrem no dia a dia. (EAJACI0807) Compreender o significado de reações químicas, identificar reagentes e produtos, estabelecer relações entre as quantidades destes e reconhecer a importância das reações químicas para a manutenção da vida. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0827) Estruturar de forma esquemática textos de divulgação científica. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. Ptable. Disponível em https://ptable.com/#Propriedades. Acesso em ago 2022. |