You are currently viewing Ciências da Natureza: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO ORGANISMO

Ciências da Natureza: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO ORGANISMO

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  6ª Série da Eja.

Em algumas aulas temos discutido conceitos ligados à biologia celular, e hoje não será diferente, vamos abordar os “Níveis de organização do organismo”. Fiquem ligados na nossa aula!

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO ORGANISMO

6ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 8 – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Na aula de hoje compreendemos que em organismos pluricelulares, as células com mesma morfologia e função atuam de modo integrado, organizando-se no que denominamos de tecidos, sendo os quatro principais: epitelial, conjuntivo, muscular e o nervoso.

Entendemos que um conjunto de tecidos forma os órgãos, e no organismo, esses órgãos estão interligados, formando os sistemas. Assim o corpo humano se constitui por diversos órgãos e sistemas, os quais estão integrados, possibilitando o pleno funcionamento do organismo.

Pontuamos que um conjunto de indivíduos da mesma espécie constitui uma população, que por sua vez, um conjunto de espécies diferentes forma uma comunidade. Já o ecossistema, juntamente aos fatores bióticos e abióticos, nos leva ao conceito de biosfera (conjunto de ecossistemas da Terra).

ATIVIDADE 1

(UFPB) No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes níveis de organização utilizados em biologia.

Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.

De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os níveis de organização utilizados são:

a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema

b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula

c) população – organismo – órgão – célula – tecido

d) população – célula –tecido –célula –tecido

e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema

ATIVIDADE 2

O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, é responsável pelo transporte de substâncias, através do sangue, para todo o corpo humano. Dessa maneira, o gás oxigênio e os nutrientes ingeridos são direcionados às células do organismo, e o gás carbônico e demais resíduos do metabolismo são transportados para os órgãos que os eliminarão. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares). O coração funciona como uma bomba, onde o ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões. Uma vez restaurado e novamente rico em oxigênio, o sangue retorna ao lado esquerdo do coração pelas veias pulmonares. A partir dessa explicação, responda qual é a relação dos tecidos, órgãos, sistemas e organismo com a piada abaixo:

ATIVIDADE 3

Agora é com você! Seu professor irá organizar uma roda de piadas na escola sobre o tema da nossa aula de hoje. Escreva a sua piada e prepare-se para contá-la. Bom trabalho!

Lembre-se! A Piada é um gênero textual humorístico, com linguagem simples, que tem o intuito de descontrair através do humor, ambiguidade, sarcasmo e ironia.

Referencial Bibliográfico MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0513) Conhecer os níveis de organização – célula, tecido, órgão e sistema – do organismo e entender a ligação dessas estruturas para o desempenho das funções orgânicas.
Língua Portuguesa(EAJALP0525) Planejar, produzir e revisar textos humorísticos, tais como: tirinha, meme e charge.