You are currently viewing Ciências da Natureza: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Ciências da Natureza: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Olá, estudante! Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 5ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 12/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta videoaula de hoje, iremos conhecer os níveis de organização – célula, tecido, órgão e sistema – do organismo e entender a ligação dessas estruturas para o desempenho das funções orgânicas.

Fonte: MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Eaja – Ciências da Natureza – 5ª Série – Aula 2 – Níveis de Organização do Corpo Humano

Na videoaula acima, relembramos que as células são as menores unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Rememoramos o conceito de organismos unicelulares (organismos formados por uma única célula, como exemplo temos as bactérias e os protozoários) e pluricelulares (organismos formados por mais de uma célula, a exemplo temos os pássaros, árvores, cogumelos, os seres humanos e tantos outros).

Aprendemos que em organismos pluricelulares as células com mesma morfologia (forma) e função atuam de modo integrado, organizando-se no que denominamos de tecidos, sendo os quatro principais: epitelial, conjuntivo, muscular e o nervoso. 

Entendemos que um conjunto de tecidos formam o que denominamos de órgãos.  No organismo, esses órgãos estão todos interligados, com vista à realização de diversas funções, formando os sistemas.

Compreendemos que o corpo humano é constituído por diversos órgãos e sistemas, que atuam de forma conjunta para garantir o funcionamento do organismo.

ATIVIDADE 1

Leia e analise o texto abaixo:

ATIVIDADE 2

Para e pense, você consegue apontar a ideia central e demonstrar a compreensão global do texto acima? Com convicção, dizemos que “SIM”, afinal é um aluno comprometido com os movimentos de compreensão do conhecimento do campo das ciências da natureza, ciente de que apreendê-los é entender sobre si mesmo, bem como a relação de si com o outro, com o mundo natural. Sendo assim, com muita criatividade produza um texto em versos, utilizando rima e ritmo, para explicar os níveis de organização do corpo humano. E lembre-se, criatividade!!!

Atenção! O verso é uma das linhas que constituem uma estrofe em um poema, sendo que este último é um gênero textual dividido então em estrofes e versos que são marcados por rima e ritmo.


Referencial Bibliográfico MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0513) Conhecer os níveis de organização – célula, tecido, órgão e sistema – do organismo e entender a ligação dessas estruturas para o desempenho das funções orgânicas.
Língua Portuguesa(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.
(EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo.