Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eaja.
Você já pensou que em relação ao Planeta Terra sempre nos encontramos em movimento? Não!? Então fique ligado na aula de hoje que vamos juntos refletir e aprender um pouco mais sobre esse assunto.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA MOVIMENTOS DA TERRA E AS ESTAÇÕES DO ANO
Na videoaula acima aprendemos que o movimento configura-se como a mudança de posição de um corpo em relação ao tempo. Para dizermos que um corpo encontra-se em movimento ou repouso, é necessário um referencial.
Entendemos que o movimento de rotação é o percurso que a Terra faz em volta do seu próprio eixo, o que ocorre no sentido anti-horário, ou seja, do oeste para o leste. A realização desse movimento é de aproximadamente 24 h, sendo então responsável pela determinação do que seja o dia e a noite. Já o movimento de translação compreende a trajetória que a Terra realiza ao redor do Sol, sendo uma órbita elíptica, o que implica em tempos de maior aproximação ou distanciamento da estrela central do sistema solar, o Sol. Essa trajetória demanda aproximadamente 365 dias e 6h, o que demarca a sucessão do ano terrestre.
Compreendemos que outra consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano. Esse fenômeno é explicado pelo eixo de inclinação da Terra perpendicular à sua órbita. O eixo imaginário de que falamos atravessa o planeta de um polo ao outro, a Terra gira ao redor dele. Mediante essa inclinação, os hemisférios Norte e Sul são, ao longo do ano, iluminados de maneira diferente, o que oportuniza a existência das estações do ano.
ATIVIDADE 1
(UNICENTRO/PR – Universidade Estadual do Centro-Oeste). A Terra executa vários movimentos, dos quais os mais importantes para a vida do homem são o de rotação e o de translação. A opção que contém informações INCORRETAS sobre a Terra e seu posicionamento em relação ao Sol é:
a) Afélio corresponde ao afastamento máximo da Terra em relação ao Sol, enquanto periélio é o nome dado ao ponto de aproximação máxima.
b) As regiões de maior longitude apresentam as maiores diferenças entre o dia e a noite nos dias de equinócio.
c) Durante o movimento de translação da Terra, há apenas dois dias em que os raios solares ficam em exata posição perpendicular ao Equador, são os equinócios.
d) A distância em graus do Equador aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio corresponde à medida de inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.
e) Os raios solares incidem perpendicularmente apenas em pontos localizados na zona tropical, o que faz dessa região a zona térmica mais quente da Terra.
ATIVIDADE 2
(UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Ainda são 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Este fato se deve:
a) À inclinação do eixo terrestre.
b) Ao movimento de rotação terrestre.
c) Ao movimento de translação terrestre.
d) À maior proximidade do sol no verão.
e) À diferença de latitude entre esses países e o Brasil.
ATIVIDADE 3
Durante a aula de hoje foram estudados os movimentos de rotação e translação realizados pela Terra. Agora, que tal produzir um texto narrativo para apresentar esses conceitos a outros sujeitos, sobretudo os efeitos desses movimentos no cotidiano terrestre? Elabore uma história com uma sucessão de fatos que permita apresentar os conceitos trabalhados de forma lúdica e contextualizada. Bom trabalho!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | FANDI, J.; BARROSO, M. F. Os movimentos da Terra. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: < https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2018_Jordette_Fandi/material_instrucional-2-livroreduzido.pdf>. Acessado em: 21 de outubro de 2021. |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0715) Conhecer alguns astros do Sistema Solar e construir modelos para representação dos mesmos. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0735) Engajar-se na escrita e reescrita dos gêneros literários: narrativo e dramático. |