You are currently viewing Ciências da Natureza: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

Ciências da Natureza: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

Olá, estudante! Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 5ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 23/06/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

O sonho de muitos de nós foi ou é conhecer o mar, e até mesmo experimentar a água do mar para saber se realmente é salgada, não é mesmo?! E você já parou para pensar se essa água é uma substância pura ou uma mistura? Acredito que já tenha uma resposta, que é uma mistura! Isso mesmo, a água do mar constitui-se em uma mistura, afinal estão dissolvidas diferentes substâncias nas mesmas. Para saber mais sobre esse assunto, na videoaula de hoje, iremos diferenciar substância pura de mistura, caracterizar e exemplificar misturas homogêneas e heterogêneas, presentes em diversas tarefas do cotidiano.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA:  MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

Eaja – Ciências da Natureza – 5ª Série – Aula 3

Na videoaula acima, relembramos que substância pura é aquela composta por apenas um único tipo de substância, a exemplo, a água destilada.

Aprendemos que as misturas são formadas pela dissolução de algum material em outro, no qual o material dissolvido é chamado de soluto e a substância onde será dissolvido o soluto tem o nome de solvente.

Entendemos que as misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas, sendo que as misturas que apresentam uma única fase são compreendidas como homogêneas, a citar o ar, o vinagre e o soro caseiro, já as misturas heterogêneas são as constituídas por mais de uma fase, sendo a mais conhecida a mistura de água e óleo.

Pontuamos que em algumas misturas heterogêneas as fases não se encontram visíveis a olho nu, como no leite ou no sangue.

ATIVIDADE 1

Faça o experimento proposto na videoaula pelo Professor José Neto. Não esqueça de fazer anotações e desenhos ilustrando o experimento, bem como descrever o que seja o SOLVENTE e o SOLUTO em cada uma delas. Ao realizar os experimentos você pode gravar tudo e postar nas redes sociais marcando o perfil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (@smegoiania). Vamos adorar acompanhar seu processo de aprendizagem!

ATIVIDADE 2

A fraude do combustível no Brasil é ainda muito comum! Essa fraude acarreta problemas nos automóveis, entre eles a perda de potência do mesmo. Assim, não devemos acreditar em preços muito baixos e estar sempre atentos verificando se os reservatórios de combustíveis estão com os lacres eletrônicos, bem como aos sinais do seu carro depois do abastecimento em um ou outro posto de gasolina desconhecido. É preciso lembrar que a gasolina é uma mistura homogênea, e quando adulterada, em sua maioria, tem como característica a combinação de etanol, além dos 27% determinados por lei. A Agência Nacional do Petróleo, é o órgão responsável pela fiscalização dos postos, assim pense que você acredita ter encontrado alguma irregularidade em algum desses locais da sua cidade e escreva uma carta de reclamação para a Agência.

Para auxiliar na escrita desta carta de reclamação, assista ao vídeo abaixo:

Disponível: (26) Carta de Reclamação – YouTube

Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0501) Diferenciar substância pura e mistura.
(EAJACI0503) Caracterizar e exemplificar misturas (homogênea e heterogênea) presentes nas tarefas do cotidiano.
Língua Portuguesa(EAJALP0414) Compreender os gêneros carta de leitor e carta de reclamação, vinculados em jornais e revistas.