You are currently viewing Ciências da Natureza: MEIO AMBIENTE E SAÚDE

Ciências da Natureza: MEIO AMBIENTE E SAÚDE

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos educandos da  7ª Série da Eaja.

Na aula de hoje vamos (re)pensar a relação que estabelecemos com o mundo natural, através de reflexões sobre o conceito de Meio Ambiente. Assim, realizaremos um diálogo efetivo sobre a qualidade do meio ambiente com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE E SAÚDE

7ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 6 – MEIO AMBIENTE E SAÚDE

Na videoaula do Professor José Firmino, aprendemos que o Meio Ambiente corresponde à natureza, o ambiente em que os seres se encontram, as condições ambientais, biológicas, físicas e químicas. Ou seja, Meio Ambiente são os seres vivos e tudo que constituem os espaços que estes habitam. 

Dialogamos acerca da urgência de preservamos, conservarmos e cuidarmos do Meio Ambiente a favor da qualidade de vida e bem-estar de todos. Pontuamos que estas ações são tarefa de todos, sendo que o poder público deve agir através de políticas públicas, e cada cidadão deve comportar-se, cotidianamente, de forma consciente, para que se constitua enquanto sujeito ecológico.

Discutimos que documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhecem aos cidadãos o direito de viver em um ambiente saudável, o que se contrapõe a dados como o da Organização Mundial de Saúde que apresenta um quantitativo de 23% de mortes ligadas a “riscos ambientais”, a citar a poluição do ar.

Ponderamos que fatores como a destruição de áreas naturais, poluição do ar, perda da biodiversidade e mudanças climáticas, impactam negativamente a vida e segurança de todos nós, pois facilitam o surgimento e agravamento de diversas doenças e reduzem a qualidade de vida.

ATIVIDADE 1

Observe atentamente a obra da artista plástica Lourdes de Deus da mostra “As cores do Cerrado”:

Fonte: <https://ohoje.com/noticia/cultura/n/143627/t/cerrado-cores-sobre-tela/>.

Por meio da observação atenta da obra e das reflexões da aula de hoje, responda em seu caderno:

  • Como a obra retrata a relação entre homem e mundo natural?
  • Conceitue, com as suas palavras, o que é  Meio Ambiente

ATIVIDADE 2

Produza um texto dissertativo argumentativo com a temática: “Todos têm direito ao meio ambiente saudável!”. Posteriormente, compartilhe sua produção nas suas redes sociais, afinal, esta é uma excelente maneira de atrair mais pessoas em questões que envolvem os direitos e deveres civis.

LEMBRE-SE! Textos dissertativos buscam defender uma ideia a partir da argumentação. Nesse sentido, é importante apresentar um ponto de vista sobre o tema, dados, fatos, notícias, exemplos, etc., para reforçar a ideia que se pretende defender.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoCARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6º ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Universidade de Caxias do Sul. Texto Dissertativo: Como Fazer, Dicas e Exemplo Prático (Adaptado). Blog do EaD do UCS. Disponível em https://ead.ucs.br/blog/texto-dissertativo.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0615) Relacionar a qualidade do meio ambiente com a saúde e o bem estar da comunidade.
Língua Portuguesa(EAJALP0633) Realizar levantamento e redigir textos sobre os direitos civis presentes na comunidade (planejamento, produção e revisão).