Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Eaja.
A algumas aulas estamos dialogando sobre a hereditariedade, que é a transmissão de determinadas características dos seres vivos entre as gerações. Nesse movimento, chegamos aos estudos de Gregor Mendel, que é conhecido como o pai da Genética. Assim, no encontro de hoje, vamos aprofundar nos estudos do cientista, conhecendo a 1º e 2º Lei de Mendel. Vamos nessa?!?
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LEIS DE MENDEL
Na videoaula acima, aprendemos sobre a primeira lei de Mendel, conhecida como Lei da Segregação de Fatores, que estuda apenas a transmissão de uma única característica, condicionada por um par de fatores que se separam durante a formação dos gametas. Já sobre a segunda Lei de Mendel, conhecida como a Lei da Segregação Independente, baseada na transmissão combinada de duas ou mais características, compreendemos que os fatores para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas, combinando-se ao acaso.
Entendemos a importância dos estudos de Mendel para as compreensões sobre a hereditariedade, bem como, que o campo da Genética continua, através de muitos outros pesquisadores e estudos, avançando na compreensão sobre a constituição da vida.
ATIVIDADE 1
(UECE/2019) Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene:
A) homozigoto
B) dominante
C) recessivo
D) autossomo
ATIVIDADE 2
(UNIVAG/2016) A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas autofecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou:
A) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular.
B) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias.
C) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação.
D) a função dos cromossomos como material genético dos organismos.
E) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos.
ATIVIDADE 3
Leia os textos abaixo:
Texto 1 “Novas ferramentas genômicas mudam a cara do melhoramento genético”. Disponível em: < https://www.embrapa.br/xxi-ciencia-para-a-vida/busca-de-noticias/-/noticia/21255873/novas-ferramentas-genomicas-mudam-a-cara-do-melhoramento-genetico>.
Texto 2 “Genética – como as pesquisas genéticas estão presentes no cotidiano”: Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/genetica-como-as-pesquisas-geneticas-estao-presentes-no-cotidiano.htm>.
Mediante as leituras realizadas, produza um texto sobre as novas ferramentas tecnológicas empregadas em estudos contemporâneos da Genética, apontando os impactos na saúde e no desenvolvimento econômico da sociedade. Não deixe de escrever sua opinião sobre a ciência e a tecnologia.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | USBERCO, J.; MARTINS, J. M.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0814) Reconhecer a importância científica da Lei de Mendel e identificar conceitos genéticos fundamentais. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção. |