Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
INTEGRAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE NUTRIÇÃO
Os sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor desempenham papéis fundamentais no processo de nutrição e manutenção da homeostase, permitindo a obtenção, transporte, utilização e eliminação de substâncias essenciais para a vida.
O sistema digestório é responsável pela digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Ele é formado por órgãos como a boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, além das glândulas anexas (fígado, pâncreas e glândulas salivares). Nele, os alimentos são quebrados em moléculas menores, como glicose, aminoácidos e ácidos graxos, que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea no intestino delgado. Esses nutrientes fornecem energia e matéria-prima para o funcionamento das células.
Quanto ao sistema respiratório, ele é formado pela boca e nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões. Sua função principal é garantir a troca gasosa: a captação de gás oxigênio (O₂) do ambiente e a eliminação de dióxido de carbono (CO₂) gerado principalmente pelo metabolismo celular. O gás oxigênio é transportado pelo sangue até as células, onde é utilizado na respiração celular para produzir energia.
O sistema circulatório, ou cardiovascular, é formado pelo coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e sangue. Ele se integra ao sistema digestório e respiratório ao distribuir os nutrientes absorvidos e o gás oxigênio captado para todas as células. Além disso, remove resíduos metabólicos que serão eliminados pelo sistema excretor.
Finalmente, o sistema excretor é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Ele filtra o sangue, eliminando substâncias tóxicas, como a ureia e o ácido úrico. Além disso, regula o equilíbrio de água e sais no organismo.
Uma dieta alimentar rica em fibras, vitaminas e sais minerais promove o bom funcionamento do sistema digestório e evita problemas como constipação e colesterol elevado. A prática regular de exercícios físicos fortalece o sistema circulatório e melhora a eficiência respiratória. Beber água em quantidade adequada é crucial para o funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas.
É válido saber que evitar o consumo excessivo de sal e de açúcar reduz o risco de hipertensão e diabetes, que afetam diretamente o coração e os rins.
Durante o exercício, o sistema respiratório intensifica a captação de gás oxigênio, enquanto o sistema circulatório acelera o transporte de nutrientes e gases. Ao mesmo tempo, o sistema excretor trabalha para regular a temperatura do corpo e controla os resíduos metabólicos, como o ácido lático, produzido pelos músculos.
QUESTÃO 1
Leia a seguir uma curiosidade sobre o coração
A) Explique como o coração colabora para a integração dos sistemas do corpo humano.
B) Quais seriam as principais consequências do mau funcionamento do coração?
QUESTÃO 2
Imagine que uma pessoa está desidratada e com uma dieta pobre em fibras. Qual sistema seria diretamente afetado e como essa situação poderia impactar a saúde em geral?
QUESTÃO 3
Por que a prática de exercícios físicos pode melhorar tanto a eficiência respiratória quanto a circulação de nutrientes?
QUESTÃO 4
A principal função do sistema excretor no corpo humano é
(A) produzir energia para o funcionamento dos músculos.
(B) regular o transporte de nutrientes em todo o corpo.
(C) filtrar o sangue, eliminando substâncias tóxicas.
(D) produzir hormônios para o crescimento do indivíduo.
QUESTÃO 5
Durante o exercício físico, o coração acelera, permitindo o/a
(A) transporte de mais oxigênio e nutrientes aos músculos.
(B) diminuição da temperatura corporal do indivíduo.
(C) melhoria da digestão, principalmente de gorduras.
(D) estimulação da produção de suor, urina e lágrimas.
QUESTÃO 6
O(s) órgão(s) que viabiliza(m) a absorção da maioria dos nutrientes é o(s)
(A) esôfago e estômago.
(B) fígado e pâncreas.
(C) intestino grosso.
(D) intestino delgado.
QUESTÃO 7
Uma medida simples pode beneficiar o funcionamento dos sistemas circulatório, excretor e digestório é
(A) reduzir o consumo de proteínas.
(B) comer alimentos processados.
(C) aumentar o consumo de água.
(D) evitar exercícios físicos.
Autoria | Prof.ª Mª Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0508) Identificar os órgãos dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor, apontando suas funções. (EJACI0509) Associar a manutenção da saúde dos sistemas de nutrição aos cuidados relacionados à boa alimentação e prática de atividades físicas. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. Acesso em 09/12/2024. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>>. Acesso em 09/12/2024. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. Acesso em 09/12/2024. MONTEIRO, Gabi. Como funciona o sistema digestório? Mundo Estranho. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-o-sistema-digestorio>. Acesso em 09/12/2024. REDAÇÃO National Geographic Brasil. Quantos litros de sangue tem o corpo humano? National Geographic. Disponível em <https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/06/quantos-litros-de-sangue-tem-o-corpo-humano>. Acesso em 09/12/2024. |