You are currently viewing Ciências da Natureza – Atmosfera e geosfera

Ciências da Natureza – Atmosfera e geosfera

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Imagem 1. ARAGUAIA, Mariana. Geosfera e atmosfera. Canva. Criada em 30/01/2024.

Vista do espaço, a Terra inicialmente parece um corpo celeste esférico de tonalidade azulada, mas sua importância vai além disso: é o único planeta conhecido a abrigar vida. Essa condição é sustentada por fatores essenciais, como a presença de água no estado líquido e uma atmosfera rica em gás oxigênio.

Mas o que exatamente é a atmosfera? Trata-se da camada de gases que envolve nosso planeta. A exosfera, a região mais externa da atmosfera, se estende do espaço à termosfera, onde ocorrem fenômenos como a aurora boreal e a aurora austral nas regiões polares.

Abaixo da termosfera, encontramos a mesosfera, responsável pelos fenômenos luminosos conhecidos como “estrelas-cadentes”, relacionados à mudança de estado físico de meteoroides ao atravessarem a atmosfera.

Na estratosfera, ocorre a absorção significativa da radiação ultravioleta solar pela camada de ozônio, desempenhando um papel crucial na estabilização da temperatura da Terra e na proteção contra efeitos nocivos dessas radiações.

A troposfera, a camada mais próxima da superfície, é o ambiente onde vivemos e onde ocorrem fenômenos meteorológicos, como chuvas e ventos.

Além da atmosfera, existe a geosfera, relacionada às estruturas rochosas da Terra. No centro do planeta, o núcleo, com temperaturas atingindo 5000ºC, é composto principalmente por ferro e níquel, sendo dividido em uma porção interna sólida, influenciando na geração do campo magnético, e uma porção externa líquida.

Acima do núcleo, o manto inferior é formado por rochas pastosas, ou magma, alcançando temperaturas de até 3000 graus Celsius. O manto superior, com temperaturas em torno de 1000 graus Celsius, sucede o manto inferior.

A crosta terrestre, onde habitamos, é sólida, firme e mais fria em comparação com as camadas inferiores. A crosta oceânica compreende os leitos oceânicos, enquanto os continentes formam a crosta continental. A crosta, juntamente com o manto superior, constitui a litosfera. Composta por placas que se movem lentamente, a litosfera é responsável por fenômenos como a deriva continental, terremotos, vulcanismo e tsunamis.

QUESTÃO 1

Sobre a atmosfera terrestre, podemos afirmar corretamente que ela é

(A) uma camada de água na superfície da Terra.

(B) uma estrutura rochosa no núcleo terrestre.

(C) a camada de gases que envolve a Terra.

(D) um fenômeno luminoso no espaço.

QUESTÃO 2

Vivemos na superfície da Terra. Graças à força gravitacional, nos mantemos ancorados aqui enquanto nosso planeta gira em torno de si mesmo (rotação) e ao redor do Sol (translação). Dessa maneira, nossos corpos estão continuamente atraídos para o centro da Terra, impedindo que “caiamos” no espaço. É essa interação entre a gravidade e a resistência do solo que permite a estabilidade e a existência da vida na superfície terrestre.

Imagem 1. ABCDEFGHIJ__MNOPQRSTUVWXYZ. Earth. Canva. Download em 31/01/2024.

A) Em qual camada da Terra vivemos?

B) Onde vivemos, na Terra, relaciona-se à geosfera ou à atmosfera? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 3

Suponha que você é um arquiteto encarregado de projetar uma atmosfera para um planeta recém-descoberto. Quais características, fenômenos e gases essenciais você incluiria para que a vida pudesse ocorrer e prosperar? Por qual motivo?

QUESTÃO 4

A principal função da camada de ozônio na atmosfera é a

(A) produção de chuvas
(B) absorção de raios UV.
(C) geração de ventos.
(D) criação de auroras.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0420) Conhecer a constituição interna da Terra e identificar as camadas da atmosfera.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt;>. Acesso em 23/03/2023.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.