Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8ª Série – foi veiculada na TV no dia 01/04/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
O ciclo de vida humana apresenta algumas fases, sendo elas: infância, adolescência, vida adulta e velhice. Nesta videoaula de hoje, iremos saber um pouco mais sobre essas fases e refletir sobre a diversidade.
Assista a videoaula abaixo com a temática: FASES DA VIDA HUMANA
Nesta videoaula acima, recordamos que o ciclo de vida humana apresenta algumas fases, sendo elas: infância, adolescência, vida adulta e velhice.
Entendemos que:
- A infância é a fase da vida que inicia no nascimento do indivíduo e termina aos 11 anos de idade. É um tempo de muita aprendizagem! Durante essa fase da vida descobrimos o mundo, iniciamos o convívio social, aprendemos a andar e falar; bem como iniciamos a nossa jornada no mundo escolar.
Entre a infância e a adolescência temos a puberdade. A puberdade é marcada, sobretudo, pelas mudanças no corpo dos sujeitos, devido à ação dos hormônios (Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas, responsáveis pela ativação de variados processos no corpo humano, a citar o crescimento e a sexualidade).
- A adolescência é a fase da vida que inicia aos 12 anos de idade e termina aos 20 anos. É um tempo de efervescência na vida dos sujeitos, pois muitas são as mudanças físicas (desenvolvimento do corpo) e psicológicas (no campo das emoções do sujeito).
- A fase adulta se inicia aos 20 anos de idade. Nesse momento, as mudanças físicas do sujeito tendem a estar estabilizadas. A responsabilidade dos sujeitos é muito maior nessa fase, primeiro por conquistarem espaços sociais diversos, como, a entrada na universidade, novos espaços de trabalho, além de muitos vivenciarem a constituição da família e tantas outras situações que o contexto social do sujeito lhe impõe.
- A velhice, compreende a etapa da “maior maturidade”, ou seja, os sujeitos por terem vivenciado ao longo da vida inúmeras e diversas experiências, se encontram um tanto quanto mais sábios.
Compreendemos que os sujeitos são distintos, e que essa diversidade indica a multiplicidade biológica, sociocultural e afetiva dos mesmos.
Salientamos que o respeito a essa diversidade é elemento fundamental das relações humanas, requisito primordial para um bom convívio com si mesmo e o outro!
ATIVIDADE 1
Analise a imagem abaixo:
O que observou na imagem? Os sujeitos são iguais? Esta diferença é só de gênero, raça e idade? O que mais difere esses sujeitos? Reflita com seus familiares!
ATIVIDADE 2
Revivendo emoções! Que tal buscar fotos de distintos familiares em tempos diferentes da vida para concretizarmos as nossas discussões sobre as fases da vida humana?!? É isso mesmo, revire as gavetas, caixas e qualquer lugar onde possa encontrar um álbum de família, separe fotos de familiares em diferentes etapas da vida e dialogue com esses sobre as vivências em cada um desses tempos. Reconhecer as experiências do outro é entender a si próprio!
Esperamos que a atividade tenha sido proveitosa e que você se encontre muito curioso para desbravar o mundo da Ciência, afinal aprender Ciências da Natureza é conhecer sobre a nossa própria vida. Até a próxima!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | GONÇALVES, J. P. Ciclo vital: início, desenvolvimento e fim da vida humana, possíveis contribuições para educadores. Contexto e Educação, ano 31, n. 38, 2016. |
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0709) Identificar as fases da vida humana, relacioná-las à presença dos hormônios e discutir o respeito à diversidade, considerando as dimensões biológica, sociocultural, afetiva e ética. |