Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta, incluindo diferentes espécies de plantas, animais, fungos e micro-organismos; os ecossistemas em que vivem e os processos ecológicos dos quais fazem parte.
Nós, seres humanos, fazemos parte da natureza, do meio ambiente. Dessa maneira, nossas ações e suas consequências, afetam não somente a nossa espécie. Portanto, cabe a nós a promoção de uma cidadania ativa e a transformação das estruturas sociais que causam desigualdades, a degradação ambiental e desvalorização do patrimônio cultural. A Educação Ambiental é um dos caminhos possíveis para que isso seja possível.
É muito comum que áreas verdes sejam espaços para a promoção da Educação Ambiental. Estas são espaços públicos ou privados com predominância de vegetação, que desempenham funções estéticas, ecológicas e de lazer. Elas são essenciais para a melhoria da qualidade de vida urbana, proporcionando benefícios ecológicos, sociais e econômicos. Em Goiânia, jardins, praças, parques (inclusive o Zoológico) e o Jardim Botânico são exemplos de áreas verdes que oferecem espaços de recreação e atividades sociais, além de promoverem a conscientização ambiental entre os moradores da região e visitantes.
As Unidades de Conservação (UCs) são áreas verdes, protegidas por lei, e destinadas à conservação da biodiversidade, dos recursos naturais, bem como à realização de pesquisas científicas e atividades educativas. Em algumas dessas UCs, as de Uso Sustentável permitem, e valorizam, a presença e atividades de comunidades tradicionais.
Apesar dos entes públicos (e, às vezes, privados) serem responsáveis por gerenciar e manter essas áreas, é também dever da população contribuir com a limpeza, respeito à fauna e flora local; e entrar em contato com a prefeitura ou órgão específico em casos como necessidade de podas, iluminação e prevenção de pragas.
Os processos de Educação Ambiental que podem ser vivenciados nesses lugares são considerados não-formais, uma vez que não ocorrem em sistemas de ensino tradicionais. Na escola, é comum que estudemos sobre essas relações entre os seres vivos e os elementos naturais e não naturais, assim como a vulnerabilidade na qual muitas pessoas estão expostas, seja em seus ambientes de trabalho ou mesmo moradias. Dizemos, portanto, que é um aprendizado que se dá em espaço formal.
Precisamos internalizar que, independentemente de estarmos em espaços formais ou não-formais, é muito importante que cada indivíduo se veja como um agente de mudança, para que sejam possíveis ações coletivas e contínuas. Assim, podemos garantir um planeta não somente habitável, mas saudável para todas as espécies envolvidas – inclusive a humana.
QUESTÃO 1
Segundo a Lei nº 9.795/99,
“a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Nesse sentido, a imagem do texto representa a educação
(A) em caráter formal.
(B) ambiental não-formal.
(C) do tipo informal.
(D) em espaço formal.
QUESTÃO 2
Analise o título e o lide a seguir, do Jornal Nacional (Rede Globo):
Como os conhecimentos tradicionais dos povos originários podem contribuir para a conservação do meio ambiente e de que maneira a educação ambiental pode integrar esses saberes para promover a sustentabilidade e a justiça social?
QUESTÃO 3
Analise as frases a seguir, sobre a Educação Ambiental.
(1) Busca desenvolver uma consciência crítica e cidadania ativa.
(2) Se concentra exclusivamente no conhecimento dos ecossistemas.
(4) Inclui o entendimento e a valorização da diversidade biológica e cultural.
(8) Promove práticas e reflexões sustentáveis, individuais e coletivas.
O somatório das alternativas corretas é
(A) 2+4+8 = 14.
(B) 1+4+8 = 13.
(C) 1+2+8 = 11.
(D) 1+2+4 = 7.
QUESTÃO 4
Em Goiânia, há um projeto de Educação Ambiental realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Um, é o Núcleo de Educação Ambiental no Zoológico, e o outro é o Núcleo de Educação Ambiental da AMMA, no Parque Areião. Pense em duas atividades de educação ambiental que poderiam ser trabalhadas nesses dois lugares, descrevendo-as.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0612) Conhecer os espaços destinados à educação ambiental e a importância das Unidades de Conservação destinadas à preservação ambiental. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>. Acesso em 19/02/2024. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. LAYARGUES, Philippe Pomier. Muito Além da Natureza: educação ambiental e reprodução social. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1876477/mod_folder/content/0/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental/MUITO%20AL%C3%89M%20DA%20NATUREZA-%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20AMBIENTAL%20E%20REPRODU%C3%87%C3%83O%20SOCIAL.pdf>. Acesso em 26/06/2024. MENAO, Patrícia Alexandrini . A Importância das Áreas Verdes Urbanas. Portal de Educação Ambiental – Governo do Estado de São Paulo. <https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2019/03/a-importancia-das-areas-verdes-urbanas/>.Acesso m 26/06/2024. SILVA, Romero Gomes Pereira; LIMA, Cláudia Lins; SAITO, Carlos Hiroo. Espaços Verdes Urbanos: revendo paradigmas. Geosul, Florianópolis, v. 35, n. 74, p. 86-105, jan./abr. 2020. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/1982-5153.2020v35n74p86>. Acesso em 26/06/2024. |