You are currently viewing Ciências da Natureza – Constituição interna e externa da Terra

Ciências da Natureza – Constituição interna e externa da Terra

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


FREEPIK. Creative Earth layers representation. Disponível em <https://www.freepik.com/free-vector/creative-earth-layers-representation_19184217.htm#query=camadas%20da%20terra&position=21&from_view=search&track=ais>. Acesso em 28/09/2023.

CONSTITUIÇÃO INTERNA E EXTERNA DA TERRA

À primeira vista, nosso planeta parece ser uma esfera simples e uniforme. Na verdade, ele esconde em seu interior e ao seu redor uma complexidade fascinante. As suas principais camadas internas incluem:

  • Núcleo Interno. Localizado no centro da Terra, composto principalmente de ferro e níquel. A temperatura é extremamente alta, assim como a pressão. Isso torna o núcleo interno sólido.
  • Núcleo Externo. É uma camada líquida também composta de ferro e níquel. A alta temperatura e menor pressão conferem o estado líquido. Suas correntes de convecção são responsáveis pela geração do campo magnético da Terra.
  • Manto Inferior. Se estende até cerca de 2.900 quilômetros de profundidade. É uma região sólida, mas a pressão e a temperatura aumentam significativamente à medida que se aprofunda.
  • Manto Superior. Se estende até aproximadamente 660 quilômetros abaixo da superfície. Suas correntes de convecção são uma das principais forças motrizes por trás do movimento das placas tectônicas. É nessa camada que ocorrem eventos sísmicos, como terremotos.
  • Crosta. Camada mais externa da Terra, composta por rochas e minerais. É a camada onde vivemos e onde se encontram todas as placas tectônicas, continentes e oceanos.

A Terra também possui uma atmosfera que envolve o planeta, proporcionando as condições necessárias para a vida. Suas principais camadas são:

  • Troposfera: É a camada mais próxima da superfície terrestre, onde ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e tempestades. Também é onde encontramos o ar que respiramos, contendo gás oxigênio, e outros gases essenciais.
  • Estratosfera: Acima da troposfera. Contém a camada de ozônio, que absorve a maioria dos raios ultravioleta prejudiciais do Sol.
  • Mesosfera: Aqui, a temperatura começa a diminuir à medida que a altitude aumenta. É nessa camada que ocorrem os fenômenos luminosos conhecidos como meteoros e onde a atmosfera se torna cada vez mais rarefeita – ou seja: com menos gás oxigênio.
  • Ionosfera. Eletricamente carregada. Comunicações de longa distância e fenômenos naturais. Reflexão de ondas de rádio.
  • Termosfera: Aqui, a temperatura aumenta drasticamente devido à absorção de radiação solar. É também o local onde muitos satélites orbitam a Terra.
  • Exosfera: Camada mais externa da atmosfera. Os gases atmosféricos gradualmente se dissipam no espaço. É a fronteira com o espaço exterior.

Conhecer a constituição interna da Terra e as camadas da atmosfera é fundamental para entender os processos geológicos e climáticos que caracterizam o nosso planeta. Essa compreensão não apenas enriquece nosso conhecimento, mas também nos ajuda a tomar decisões informadas para garantir um futuro seguro para as gerações futuras.

QUESTÃO 1

O planeta Terra é constituído por cinco camadas. No seu centro, há o (a), com altas temperaturas e estado sólido devido à sua alta pressão. Acima dele, o (b) possui características semelhantes, mas está em estado líquido e apresenta características magnéticas.

Podemos substituir, respectivamente, as letras (a) e (b) por

(A) núcleo externo e manto superior.

(B) núcleo interno e núcleo externo.

(C) núcleo externo e núcleo interno.

(D) núcleo inferior e manto interno.

QUESTÃO 2

Os continentes terrestres estão situados em grandes placas chamadas placas tectônicas, ou litosféricas. Elas se movem, aproximando entre si, afastando ou deslizando. Essas placas são formadas por camadas terrestres, que são

(A) crosta terrestre e manto inferior.

(B) crosta terrestre e manto superior.

(C) núcleo externo e crosta terrestre.

(D) manto externo e núcleo interno.

QUESTÃO 3

Leia com atenção o texto a seguir, baseado no artigo do professor Carlos Alberto dos Santos, para a revista Ciência Hoje:

Agora, julgue as alternativas a seguir

I. O texto aborda sobre a ionosfera.
II. Essa região fica entre a termosfera e a mesosfera.
III. É no espaço sideral que está a região descrita no texto.

Sobre essas alternativas, podemos considerar que

(A) I e II estão corretas.

(B) II e III estão corretas.

(C) I e III estão corretas.

(D) nenhuma delas está correta.

QUESTÃO 4

A imagem abaixo representa o nosso planeta Terra, habitado

Fonte: RAMOS, GIUSEPPE. Global planet with architecture buildings and houses. Canva. Download em 29/09/2023.

É correto afirmar que vivemos nas seguintes regiões da Terra e de sua atmosfera:

(A) núcleo externo e termosfera.

(B) núcleo interno e exosfera.

(C) crosta terrestre e troposfera.

(D) crosta terrestre e estratosfera.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0420) Conhecer a constituição interna da Terra e identificar as camadas da atmosfera.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://cienciahoje.org.br/coluna/ionosfera-mocinha-e-vila-das-comunicacoes>. Acesso em 29/09/2023.