Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
CÉLULAS E NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
Você já parou para refletir sobre o porquê de vírus, bactérias, protozoários e alguns fungos e algas serem considerados micro-organismos? E animais, plantas e alguns fungos, tidos como organismos?
A vida se manifesta em contextos celulares. Uma bactéria, por exemplo, é formada somente por uma célula e, portanto, é um ser unicelular. Os seres vivos do grupo dos protozoários também são unicelulares, assim como alguns fungos e algas. Já os vírus são tão simples que não têm célula, mas precisam estar em uma para que possa “funcionar” como um ser vivo.
Já as plantas, os animais, alguns fungos e algumas algas já possuem mais de uma célula. Assim, são pluricelulares, ou multicelulares. Nesses casos, apresentam diferentes células em relação à forma, localização e função que desempenham.
As estruturas básicas da célula são:
– Membrana plasmática. Delimita a célula, selecionando também as substâncias que entram e que saem da célula.
– Citoplasma. Rico em material viscoso, chamado cortisol, preenchendo a célula e abrigando pequenas estruturas que auxiliam no funcionamento da célula: as organelas.
– Material hereditário. Possui informações sobre o ser vivo, e que podem ser repassadas aos seus descendentes e comanda o funcionamento da célula em questão. Caso esteja disperso no citoplasma, dizemos que essa célula é procarionte. Envolta de um núcleo, trata-se de célula eucarionte.
Chamamos de tecido o conjunto de células semelhantes entre si, situadas próximas umas das outras, executando funções específicas. Já o agrupamento de tecidos diferentes, realizando seus papéis de forma conjunta, é o que chamamos de órgão. Já o conjunto de órgãos que atuam de forma integrada é um sistema. Assim, um ser vivo multicelular é constituído por um conjunto de sistemas – que é o que chamamos de organismo. Já os seres unicelulares são, portanto, micro-organismos.
De acordo com a presença ou não de núcleo delimitado por membranas, abrigando o material genético; células podem ser classificadas como procariontes ou eucariontes. Nesse sentido, observe as imagens a seguir para responder às questões 1 a 3.
QUESTÃO 1
De acordo com a presença ou não de núcleo delimitado por membranas, abrigando o material genético, as células podem ser classificadas como procariontes ou eucariontes. Dessa maneira, podemos afirmar que a imagem
(A) 1 representa uma célula eucarionte, assim como a imagem 3.
(B) 1 representa uma célula procarionte, e as 2 e 3, eucariontes.
(C) 3 é de uma célula procarionte e as demais, células eucariontes.
(D) 3 não representa uma célula: somente uma estrutura humana.
QUESTÃO 2
Considerando os desenhos esquemáticos das células, podemos afirmar que a imagem
(A) 1 representa um ser vivo unicelular.
(B) 1 representa um ser vivo multicelular.
(C) 2 pertence a um ser vivo unicelular.
(D) 3 pertence a uma planta ou fungo.
QUESTÃO 3
A) Replique imagem 3, apresentando em tal célula onde está a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
B) Agora, explique a função de cada um dos componentes citados no item A.
O texto abaixo é uma adaptação de uma matéria da BBC News, escrita por James Gallagher, cujo título é “A maior parte do seu corpo não é humana – e é nova aposta de cientistas para vencer doenças”. Leia com atenção para, depois, responder às questões 4 e 5.
As células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo. O resto são micro-organismos. “Eles são essenciais para a sua saúde”, diz a professora Ruth Ley, diretora do departamento de microbiologia do Instituto Max Planck. Não importa o quão bem você se lavar, quase todos os cantos do seu corpo estão cobertos de criaturas microscópicas. Isso inclui bactérias, vírus, fungos e arquea (organismos que eram classificados de forma equivocada como bactérias, mas de características genéticas e bioquímicas diferentes). A maior concentração dessa vida microscópica está nas profundezas de nossos intestinos, onde há pouca presença de oxigênio. Seria ingênuo pensar que carregamos tanto material microbiano sem que ele interaja ou tenha algum efeito em nossos corpos. A ciência está descobrindo rapidamente o papel que o microbioma desempenha na digestão, regulando o sistema imunológico, protegendo-o contra doenças e produzindo vitaminas vitais. É uma nova forma de pensar sobre o mundo microbiano. Pois nosso relacionamento com os micróbios tem sido, em grande parte, o de inimigos em uma guerra.
GALLAGHER. James. A maior parte do seu corpo não é humana – e é nova aposta de cientistas para vencer doenças. BBC News Brasil. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-43716220>. Acesso em 23/08/2023.
QUESTÃO 4
Quanto aos micro-organismos grifados no texto, responda:
A) Qual não possui células, ou seja: é acelular?
B) Qual grupo é composto somente por seres vivos unicelulares?
C) Qual grupo citado pode apresentar organismos e micro-organismos?
D) E quanto à parede celular: há um ou mais grupos que contém essa estrutura? Qual(is)?
QUESTÃO 5
O ser humano tem aproximadamente 40 trilhões de células. Ou seja: 40.000.000.000.000!
A) O ser humano tem aproximadamente 40 trilhões de células. Ou seja: 40.000.000.000.000! Se esse número corresponde somente a 43% da contagem total de células do corpo, qual é a porcentagem de micro-organismos que há no corpo humano?
B) Represente a resposta da questão anterior na forma de fração.
C) Agora, apresente o resultado enquanto número decimal.
QUESTÃO 6
Leia o texto a seguir, completando cada letra indicada por uma das seguintes palavras, referentes à classificação das células e aos níveis de organização dos seres vivos. Siga o exemplo apresentado:
CÉLULAS – MICRO-ORGANISMOS – PLURICELULARES – ORGANISMOS – ÓRGÃOS – SISTEMA – TECIDOS
Nós, seres humanos, somos seres (A) _____________. Isso porque somos formados por cerca de dez trilhões de células, com diferentes localizações, formas e funções. Ao conjunto de (B)_____________ semelhantes que atuam de forma integrada, damos o nome “tecido”. (C) _____________ são formados pelo conjunto de tecidos diferentes, executando determinada função. O conjunto de (C) _____________ que desempenham funções essenciais para que a vida se manifeste, por sua vez, é chamado (D) _____________ – tal como o digestório, respiratório e circulatório. Eles compõem o que chamamos de (F) _____________, que é o caso dos seres vivos (A) _____________. Aqueles que têm somente uma célula (ou nenhuma, como os vírus) são (G) _____________.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/
SAIBA MAIS
Você conhece alguns tipos celulares que compõem o corpo humano? No vídeo a seguir, a professora apresenta exemplos de células humanas, relacionando-as aos níveis de organização humana. Bons estudos!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza e Matemática (integração) |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0409) Conceituar a teoria celular e identificar as características gerais dos seres vivos. (EJACI0410) Compreender a organização básica da célula e a sua função como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EJACI0411) Classificar e diferenciar os seres vivos unicelulares dos pluricelulares e procariontes dos eucariontes. (EJACI0412) Conhecer os níveis de organização do organismo (célula, tecido, órgão e sistema) e entender a relação dessas estruturas para o desempenho das funções vitais.(EJAMA0411) Reconhecer que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |