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Ciências da Natureza – Como analiso a tabela periódica?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A tabela periódica representa os elementos químicos: matéria-prima de tudo que há ao nosso redor, na Terra e no Universo. As informações contidas nela estão organizadas de forma com que torne compreensível para nós as características desses elementos, que estão reunidos próximos uns aos outros de acordo com as propriedades que apresentam. 

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

A tabela periódica apresenta os elementos químicos, de forma com que informações importantes sobre eles sejam facilmente encontradas. Nesse sentido, marque a alternativa correta e corrija as alternativas incorretas:

A (   ) Elementos químicos que estão na mesma linha, ou período, apresentam a mesma quantidade de elétrons na camada de valência.

B (   ) Elementos químicos que estão na mesma coluna (ou grupo, ou família) apresentam a mesma quantidade de camadas na eletrosfera.

C (   ) Os metais, com exceção do hidrogênio, estão nos grupos de 1 a 12. Eles têm baixos pontos de fusão e de ebulição; e são maus condutores de eletricidade e de calor.

D (   ) Os gases nobres estão no grupo 18. Eles não se combinam a outros elementos, estando isolados na natureza. 

QUESTÃO 2

Os átomos, de forma geral, se ligam uns aos outros, formando moléculas. Para que isso ocorra, é necessária a doação, recepção ou compartilhamento de elétrons – adquirindo estabilidade.

A) Explique como os átomos adquirem estabilidade, relacionando tais informações à teoria do octeto.

B) O hidrogênio é uma exceção à regra do octeto. Explique, portanto, como ele adquire estabilidade.

QUESTÃO 3

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O).O hidrogênio está na 1ª coluna na tabela periódica e o oxigênio na 16ª. Os valores referentes ao número atômico, distribuição eletrônica e massa desses elementos químicos estão apresentados a seguir:

A) Esquematize a ligação entre os átomos que formam a molécula da água (H2O), indicando se há compartilhamento, doação ou recepção de elétrons e nomeando o nome desse tipo de ligação.

B) As moléculas de água, encontradas em um copo de água, podem ser consideradas uma substância simples ou composta? Por quê?

C) As moléculas de água, juntamente a outras moléculas encontradas na água potável, formam uma substância, uma mistura homogênea ou uma mistura heterogênea? Justifique a sua resposta.

D) Qual é o estado físico da água? Nesse estado físico, as moléculas estão mais próximas ou mais afastadas entre si, em relação aos outros dois estados físicos?

QUESTÃO 4

Veja a notícia a seguir, da Universidade Federal de Goiás (UFMG):

Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047750.shtml (adaptado)

Agora é a sua vez! Crie a sua própria molécula da água, fazendo uso sustentável de materiais. Caso queira compartilhar conosco, fotografe e marque o perfil da @smegoiania no Instagram!


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: 
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-
didaticas-ciencias-da-natureza-8a-serie/


SAIBA MAIS

O vídeo da professora Mariana Araguaia, apresentado abaixo, ajudará você a compreender mais sobre a tabela periódica, apresentando a você três elementos químicos em especial: o carbono (C), Césio (Cs) e chumbo (Pb).

Canal Mariana Araguaia “Átomo, tabela periódica, alguns elementos químicos e meio ambiente!”. Disponível em <https://youtu.be/dF_7jMAYmWU>. Acesso em mai. 2022.

Componente curricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0804) Associar a estrutura da tabela periódica à organização dos elementos químicos e compreender a forma utilizada para a leitura da tabela.
(EAJACI0805) Identificar as mudanças de estados físicos da matéria e associá-las às mudanças na organização espacial das moléculas.
Arte(EAJAAR0817) Investigar, explorar e interagir com diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, grafite, tecelagem, etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
Ptable. Disponível em https://ptable.com/#Propriedades. Acesso em ago 2022.