Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eaja.
Humanidade e natureza coexistem, ou seja, são interdependentes. Assim, ações humanas (ações antrópicas) causam impactos na natureza. É nesse viés que na aula de hoje iremos refletir hoje sobre o Cerrado, sobretudo acerca da influência da ação antrópica nesse bioma e as consequentes mudanças climáticas.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CERRADO: INFLUÊNCIA DA AÇÃO ANTRÓPICA NO CLIMA
Na videoaula acima, aprendemos que o Cerrado configura-se enquanto um sistema biogeográfico, que é formado por rios, população humana e elementos como a geologia, a geomorfologia, o clima, o solo, a fisionomia vegetal, o quantitativo de água em seus lençóis, comunidade de animais e tantos outros aspectos. Assim, não pode ser tomado como uma unidade homogênea, mas precisa ser apreendida a diversidade de fitofisionomias que o compõe: formações florestais, formações savânicas e formações campestres, bem como a relação entre essas formações e fatores zoogeográficos e outros.
Entendemos que o Cerrado ocupa 25% do território brasileiro, sendo a segunda maior formação natural da América do Sul. Sua riqueza biológica é estimada em 1.600.000 espécies de plantas e animais, formando 5% da flora e fauna mundial. É considerado um hotspot, ponto quente de biodiversidade, que está ameaçado, afinal cerca de 50% deste sistema biogeográfico já foi devastado. Algumas causas ou fatores identificados como ameaça ao Cerrado:
- Fogo;
- Desmatamento para diversos objetivos;
- Expansão da fronteira agrícola e pecuária;
- Contaminantes ambientais;
- Erosão, assoreamento de corpos d’água;
- Perda de solo devido ao emprego de técnicas inapropriadas de uso;
- Turismo desorganizado;
- Uso predatório de espécies;
- E outros.
Compreendemos que essas causas ou fatores têm relação estreita com as mudanças climáticas que o Cerrado tem passado. Acerca do clima, os estudiosos colocam que o Cerrado se caracteriza por tropical estacional, com precipitação média anual de 1.500mm de chuva, o que demarcaria estações climáticas distintas: a chuvosa e a seca. Porém, os limites entre uma e outra são cada vez menos evidenciados, afinal a degradação ambiental tem sido grande e sentimos seus impactos na vida cotidiana.
Percebemos a necessidade de resgatar nosso compromisso de luta pela (re)existência do Cerrado através de políticas públicas efetivas, que levem, por exemplo, à ampliação de áreas de proteção e resguardem o uso sustentável do sistema biográfico. Afinal, a espécie humana e a natureza são esferas interdependentes!
ATIVIDADE 1
(ENEM-2016) O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas (PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a:
a) intensificação da atividade turística.
b) implantação de parques ecológicos.
c) exploração dos recursos minerais.
d) elevação do extrativismo vegetal.
e) expansão da fronteira agrícola.
ATIVIDADE 2
Leia o texto “Mudanças no Cerrado podem afetar recursos naturais e economia”, disponibilizado no link abaixo:
Mudanças no Cerrado podem afetar recursos naturais e economia – Ecoa
Mediante a leitura do texto e as discussões realizadas na aula, elabore uma síntese crítica abordando o impacto das ações antrópicas sobre o Sistema Biogeográfico do Cerrado e a urgência de políticas de conservação direcionadas ao referido Sistema Biogeográfico, através de propostas de leis.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | BARBOSA, A. S. Sistema biogeográfico do cerrado: alguns elementos para sua caracterização. Contribuições 3. Goiânia, ITS/UCG, 1996. p. 14-18. BATALHA, M. A. O cerrado não é um bioma. Biota Neotropical, v. 11, n. 1, p. 1-6, 2011. KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. A conservação do cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005. Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado). |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0721) Identificar características peculiares do clima do Cerrado e descrever sua influência nos seres vivos e nas atividades humanas. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0747) Discutir sobre propostas de leis e realizar debates. |